Campanha arrecada alimentos para catadores e catadoras de recicláveis

Pontos de arrecadação funcionam em unidades do Judiciário paraense até 17 de junho
Imagem de divulgação da campanha "Fome zero aos catadores".
— Foto: ASCOM8

A campanha “Fome Zero aos Catadores-ODS2” pretende arrecadar alimentos não-perecíveis para catadores e catadoras de materiais recicláveis, como forma de valorizar a categoria profissional, responsável por 90% da reciclagem no país. Criada em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, a mobilização visa beneficiar cooperativas e associações de catadores(as) de Belém e Região Metropolitana. A ação foi proposta pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). 

Os pontos de arrecadação dos alimentos funcionarão até o dia 17 de junho, em diversas unidades do Judiciário paraense. No prédio-sede do TJPA a entrega pode ser feita Núcleo Socioambiental, localizado no 3º andar do prédio-sede do TJPA, ou na caixinha próximo aos descartes regulares de eletrônicos, canetas e outros materiais, localizada na giratória 2. Os mantimentos podem ser depositados também nas secretarias dos Fóruns Cível e Criminal de Belém, e na entrada do prédio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Em todos os locais haverá uma caixa com o cartaz da campanha.

A ação tem o intuito de mitigar os impactos da pandemia e do aumento da inflação, que ocasionam a disparada dos preços dos alimentos, comprometendo a qualidade de vida e a dignidade das famílias que vivem do recolhimento de recicláveis, em um trabalho árduo, perigoso, difícil e essencial à garantia do meio ambiente.

A campanha consiste numa cooperação interinstitucional, da qual participam o TJPA, por meio do Núcleo Socioambiental, o Ministério Público do Pará (MPPA), o Tribunal Regional do Trabalho - 8ª Região (TRT8), o Tribunal de Contas dos municípios (TCM) e a Universidade Estadual do Pará (UEPA). 

Em reunião com os demais órgãos participantes, a ideia da campanha foi proposta pelo Núcleo Socioambiental do TJPA. No mês de junho os órgãos participantes pretendem assinar uma carta de intenções para composição do grupo "Sustentabilidade em rede na região Norte", com o objetivo de formalizar parceria entre os envolvidos na campanha e demais interessados, visando à cooperação e conhecimentos técnicos na área de sustentabilidade, meio ambiente, equidade e diversidade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com pleno e efetivo registro em processos administrativos a serem tramitados no âmbito de cada órgão. 

Dia Internacional da Reciclagem - Instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura), o dia 17 de maio busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Serviço: Campanha "fome zero aos catadores".

Local de arrecadação: DIPRO - Prédio anexo 4, 3º andar - TRT8 - Tv. Dom Pedro I, 746 - Umarizal, Belém - PA, 66050-100

Texto: Site do Tribunal de Justiça do Pará