22ª Edição do Concurso Cultural Calendário SINDCON/SECOVI/PA conta com o apoio do TRT-8

A solenidade de premiação acontecerá no dia 30 de novembro.
Arte do concurso cultural
— Foto: ASCOM8

A Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região  (PA/AP), participará da 22ª Edição do Concurso Cultural Calendário SINDCON/SECOVI/PA, como tema “Trabalho infantil não é legal!”, que propõe a reflexão com o objetivo de informar sobre o combate à exploração do trabalho infantil, e trazer a visão da criança, através da criação de frases e desenhos, sobre essa realidade de mundo. O concurso é voltado para alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

"Nossa Comissão está sempre aberta a apoiar todas as ações e projetos que versem sobre do trabalho infantil, pois acreditamos que, apenas unidos e por meio de um trabalho coletivo e em rede, poderemos enfrentar, combater e erradicar esse tipo de violência a qual estão submetidas mais de 1,8 milhões de crianças e adolescentes, em nosso país”, explicou uma das coordenadoras da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem, a juíza do trabalho Vanilza Malcher. \

O resultado do concurso ocorre no dia 31 de outubro, foram escritos 6.149 trabalhos de 62 escolas públicas participantes do calendário. A solenidade de premiação acontecerá no dia 30 de novembro. 

A magistrada destacou a importância da realização das atividades. “Os realizadores do Concurso estão de parabéns pela grandiosidade da ação; por envolver tantos alunos de escolas públicas, e por estimulá-los a pensar o tema e externar o que pretendem de suas famílias e da sociedade brasileira, com vistas à garantia efetiva de seu direito à educação, ao lazer e ao pleno desenvolvimento", finalizou.  

O trabalho infantil é uma violência que atinge milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes encontram-se nesta situação.  

O trabalho na infância traz inúmeras consequências na vida dessas vítimas, pois além de serem privadas de uma infância plena, com sonhos, brincadeiras e educação; carregam graves consequências para a vida adulta, com impactos físicos, psicológicos e econômicos, além da perpetuação do ciclo da pobreza familiar, repetido de geração em geração. 

A juíza do trabalho Léa Sarmento, fez parte da comissão de votação,  falou que a ideia do SINDCON/SECOVI/PA atravessa décadas e ainda persiste atual, pois além de estimular a educação e o senso crítico das nossas crianças com temas importantes para nossa sociedade, também premia crianças que se destacaram no concurso. 

“A experiência foi incrível! O tema desse ano, que combate à exploração e o trabalho infantil, provoca a sociedade a permanecer nessa luta, para garantir um futuro melhor p as crianças, que devem além de estudar, brincar e sonhar. Parabéns aos idealizadores e organizadores do concurso, pensado com muito esmero e dedicação!”, destacou a magistrada. 

Compreender que a infância é uma experiência única, e roubar essa condição das crianças e adolescentes é um crime que precisa ser denunciado, fiscalizado e combatido. E, assim, romper esse ciclo de exploração e garantir a elas condições favoráveis ao pleno desenvolvimento, principalmente das mais vulneráveis, é essencial e impacta diretamente na transição para uma vida adulta bem-sucedida e saudável.

Premiação - os vencedores das 12 frases e dos 12 desenhos do concurso serão contemplados da seguinte forma: R$ 300,00 (trezentos reais), três calendários do Concurso, um troféu personalizado com a frase ou desenho premiado e o certificado de participação do concurso. 

CRONOGRAMA DO CONCURSO DE 2022

31/10 - Resultado do concurso 

30/11 - Solenidade de Premiação