Tribunais realizam em parceria a 19ª Semana Nacional de Museus e Dia da Memória do Poder Judiciário

O tema deste ano é “Repensando as Políticas e Espaços de Memória no Judiciário Paraense”
card de divulgação do evento
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), por meio do Memorial “Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos”, que tem curadoria da desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, participará nos dias 17, 18 e 19 de maio da 19ª Semana Nacional de Museus e Dia da Memória do Poder Judiciário , que este ano tem como tema “Repensando as Políticas e Espaços de Memória no Judiciário Paraense”.

O evento integra o calendário nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e
e será realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio do seu Departamento de Documentação e Informação e do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA).

No primeiro dia, 17/05, às 9h, ocorrerá a abertura do evento com o webinário “Repensando as Políticas e Espaços de Memória no Judiciário Paraense”, que contará com a presença da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, e a presidente da Comissão de Gestão Documental e Comissão de Gestão de Memória do TJPA, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias.

Após, às 9h30, haverá a palestra “A importância das Resoluções do Proname/CNJ e do Manual de Gestão da Memória do Poder Judiciário", ministrado pelo doutor em História do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), juiz e formador e coordenador do Núcleo de Estudos em História e Memória da Escola Paulista da Magistratura (EPM) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Carlos Alexandre Böttcher.

Ao final deste dia, haverá debate com a presença das seguintes mediadoras: presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; desembargadora do TRT8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, e a presidente da Comissão de Gestão Documental e Comissão de Gestão de Memória do TJPA, desembargadora Rosi Maria Gomes de Farias.

O dia 18/05 será voltado para relembrar os julgamentos considerados memoráveis no Estado. Os juízes do TJPA Lauro Alexandrino Santos e Lucas do Carmo de Jesus falarão sobre o caso da Irmã Doroty Stang. Em seguida, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, abordará o primeiro processo trabalhista do TRT8. Após, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Pará, Elaine de Jesus Santana da Silva Machado, falará sobre “Inelegibilidade Reflexa por Relação Estável Homoafetiva – O Caso da Prefeita Reeleita do Município de Viseu”.

No dia 19/05, haverá a roda de conversa “Memória Institucional” com a apresentação do Museu Judiciário do TJPA realizado pela servidora do Judiciário paraense Leiliane Rabelo. Em seguida, será a vez da desembargadora Sulamir de Almeida apresentar o Memorial da Justiça do Trabalho. Por fim, a servidora do TRE, Carla Ferreira, apresentará o Centro Cultural da Justiça Eleitoral. 

O mês de maio, da Primavera dos Museus, é significativo para a memória da Justiça do Trabalho no Brasil. Esse segmento do Poder Judiciário surgiu em 1° de maio de 1941, no Dia do Trabalhador. Para a desembargadora do trabalho Sulamir de Almeida, é importante preservar a história da justiça trabalhista na Amazônia e o Memorial do TRT8 tem esse papel. Em tempos de pandemia, os museus tiveram que se adaptar à nova realidade e fortalecer o tema. “Nossa realidade pandêmica nos fez repensar e refazer nossas atividades cotidianas. O mesmo aconteceu com as instituições e os espaços de memória. Desde o ano passado ocorre uma adaptação nas atividades de museus, hoje contamos com experiências virtuais, exposições, visitas mediadas virtuais, serviços que só foram possíveis graças a tecnologia e o esforço de profissionais da área. Por isso, nosso evento será 100% virtual recheado de informação e debate.”

Durante a programação da Semana Nacional dos Museus, haverá também o lançamento do e-book “Atos e Autos: Gestão Documental, história(s) e memória (s) do Judiciário na Comarca de Bragança-Pa (1939 – 2019)” e apresentação de edições de revistas antigas do TJPA.

No total, serão ofertadas 300 vagas destinadas a magistrados, servidores, atores do sistema de justiça e público em geral. Os interessados devem realizar inscrição através do link disponibilizado pela Escola do poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA), http://ejpa.tjpa.jus.br/novo/#/pagina/686279

 

Serviço:

19ª Semana Nacional de Museus e Dia da Memória do Poder Judiciário- "Repensando as Políticas e Espaços de Memória no Judiciário Paraense”

Data: 17, 18 e 19 de maio de 2021.

Hora: 9h às 11h.

Modalidade: On-Line.

Inscrições: Até 14 de maio de 2021, via portal da EJPA.

Carga horária: 6 horas.

Público-alvo: Magistrados (as), servidores (as), sistema de justiça e público em geral.

Vagas: 300 vagas.

Local: Plataforma On-line da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).

Certificado: Para quem assistir 75% da carga horária total do evento.

 

(Texto com informações do TJPA)