SETIN realiza pesquisa de satisfação para usuários internos

A pesquisa visa aprimorar os serviços prestados pela SETIN no TRT8
Arte sobre a Pesquisa de Satisfação 2021 da SETIN
— Foto: ASCOM8

Você acredita que os serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) podem melhorar? Se a resposta é sim, então aproveite para participar da Pesquisa de Satisfação 2021, organizada pela SETIN para aprimorar os serviços prestados no TRT8. A pesquisa ocorre de 13 de setembro a 1° de outubro, e abrange os Magistrados e Servidores do Tribunal.

Flávio Marcílio Ramos, Assistente de Governança e Projetos de TIC, afirma que a Pesquisa de Satisfação é de extrema importância para que as melhorias sejam feitas nos atendimentos e serviços prestados. Prova disso são os resultados obtidos com as pesquisas anteriores: “tivemos uma melhoria expressiva de satisfação dos magistrados e servidores desde o início das pesquisas, a partir de 2016. Com as informações pudemos focar os esforços nas reclamações dos usuários, por meio de investimentos em soluções, atendimento mais ágil pela central de serviços e capacitação dos servidores de TIC, utilização dos canais de comunicação com os usuários para divulgação de notícias relacionadas à TI, e implantar boas práticas”, relata o servidor.

A pesquisa atende o artigo 18. da Resolução CNJ nº 370/2021 (ENTIC-JUD), que estabelece a estratégia nacional de TIC do Poder Judiciário. Para atender a resolução, são feitas duas pesquisas anuais, uma interna, com os magistrados e servidores, e uma externa, com os jurisdicionados. A pesquisa em si não demora 5 minutos para ser respondida.

O levantamento é realizado pela internet e estará disponível aos magistrados e servidores por meio de um formulário on-line do Google, que poderá ser acessado via Central de Notícias, e também será encaminhado por e-mail. O usuário só poderá responder uma única vez, e não terá a identidade revelada. Flávio Marcílio explica o que acontece após a coleta de dados online. “É produzido um relatório analítico completo, com a análise quantitativa de cada item pesquisado. Além disso, fazemos uma análise dos comentários, que são muito importantes para obter informações mais detalhadas, sejam elogios, sugestões ou críticas. Esse relatório é amplamente divulgado e mantido no Portal GovTI, do TRT8, e no Portal Institucional do TRT8. Após isso, internamente os resultados são analisados em reunião conjunta entre as áreas da SETIN, e criadas ações para manter e reforçar as boas práticas e mitigar os problemas apontados nos resultados”, explica.

No ano de 2020 a Pesquisa de Satisfação não foi realizada devido a pandemia do Covid-19. Além disso, muitas foram as alterações que este período causou no ambiente de trabalho. É o que afirma Flávio Marcílio. “Tivemos muitas mudanças no ambiente de trabalho relacionado à TI, principalmente com a implantação de novas soluções para atingir 100% do quadro de magistrados e servidores na modalidade remota, e ampliação do teletrabalho, motivados pela pandemia do COVID-19.”

Assim, podemos verificar como é importante que todas e todos participem da Pesquisa de Satisfação 2021 e da série de melhorias que a SETIN vem implementando em suas atividades e serviços.

 

Serviço: Pesquisa de Satisfação dos Usuários Internos 2021

Período: 13 de setembro a 1° de outubro de 2021