Programa de intercâmbio Visão Global do Poder Judiciário

O CNJ aprovou o programa Visão Global do Poder Judiciário, que proporciona o intercâmbio de magistrados(as) de outros países para aprofundar os conhecimentos das atividades do judiciário brasileiro.
Foto do ministro Luiz Fux
— Foto: ASCOM8

O programa tem como objetivo dar visibilidade às práticas do Judiciário nacional, o projeto proporciona a troca de experiências, incentiva linhas de cooperação na gestão e na atividade judiciária, e fortalece parcerias com organismos e instituições do Sistema de Justiça mundial.

O Visão Global proporciona que magistrados(as) de outros países realizem atividades práticas e atuem no dia a dia do órgão do Tribunal que optarem por fazer a inscrição. “O tribunal vai se comprometer a acompanhar as atividades do magistrado estrangeiro, mediante a designação de um juiz supervisor, a quem incumbirá, entre outras tarefas, receber e orientar o participante sobre aspectos de conduta e normas do órgão”, explicou o ministro Luiz Fux em entrevista ao CNJ.

As atividades são voluntárias, sem haver relação financeira. Os custos podem ser arcados pelos próprios participantes ou por seus tribunais de lotação em seus países. Entre as atividades que serão programadas, estão o acompanhamento de audiências e de sessões de julgamento, a participação em palestras e workshops e o acompanhamento da rotina de trabalho nos juízos de primeira e segunda instâncias.

Para se candidatar, o magistrado(a) estrangeiro(a) deve fazer a inscrição no CNJ, através de um formulário eletrônico, de acordo com as instruções divulgadas em língua portuguesa e em, no mínimo, uma língua estrangeira, preferencialmente o inglês.

 

Fonte: https://www.cnj.jus.br/programa-de-intercambio-amplia-visibilidade-internacional-do-judiciario-brasileiro/