Sessão solene empossa novas dirigentes do TRT8

Sessão on-line teve participação de ministra do TST, presidentes de TRTs e autoridades públicas do estado e do poder judiciário.
Foto: Em pé, Graziela Colares ao centro abraçada por Valquíria Coelho e Mary Anne Acatauassú.
— Foto: ASCOM8

A desembargadora Graziela Leite Colares foi empossada, na manhã desta segunda-feira (07/12), durante uma sessão on-line transmitida pelo canal da JT8 no You Tube, como presidente do TRT8. Ela será a 9ª mulher na história da instituição a ocupar o mais alto cargo da Corte Trabalhista na 8ª Região. Ao lado dela, vão dividir a administração pelos próximos dois anos, as desembargadoras Maria Valquíria Norat Coelho, na vice-presidência, e a desembargadora Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, como Corregedora Regional.

A sessão telepresencial foi conduzida pela desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, responsável pela gestão do Tribunal no biênio 2018/2020, e contou com a presença remota do Governador do Pará Helder Barbalho, da presidente do TST ministra Maria Cristina Peduzzi, da procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, Cintia Leão, da vice-presidente da OAB- Pará, Cristina Lourenço, de Presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho, juízes e juízas do trabalho, servidores, advogados e advogadas, além de autoridades civis e militares.

Por volta de onze horas da manhã, Pastora Leal empossou Graziela Leite Colares e esta deu posse à vice-presidente e à corregedora regional. Antes do discurso, o desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, decano da Corte, detalhou a trajetória das desembargadoras que assumem a presidência do TRT8 no biênio 2020/2022 e disse que a presidência deve ter capacidade de diálogo e espírito de cordialidade. "A capacidade de diálogo e a administração democrática e partilhada são pressupostos do êxito nas funções que as estimadas colegas passarão a exercer doravante". E concluiu: "desejo felicidades às dignas colegas que hoje assumem os cargos de direção da Corte. Contem sempre com a minha colaboração e entusiasmo". 

Após a fala do decano, Graziela Leite Colares, discursou reafirmando seu compromisso com a harmonia. "Encaro como desafio imediato restabelecer a harmonia administrativa desta casa e a compreensão de que a administração é uma continuidade e não deve ser marcada por diferenciais personalíssimos, nem por disputas mesquinhas".

A nova presidente destacou o objetivo da gestão, melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. "A justiça vem atingindo níveis de eficiência tecnológica e de produtividade elevados, mas, a meu ver, o maior desafio de hoje ainda é conseguir equilibrar esse nível de produtividade exigido dos magistrados com a qualidade das decisões judiciais". E enalteceu a Justiça do Trabalho como instituição. "A Justiça do Trabalho, cuja proposta de extinção, há quem diga, vem desde o ano de 1954, representa sem dúvida o direito da classe trabalhadora a um foro especial, célere e tecnologicamente avançado, para apreciação das demandas. A continuidade da justiça como instituição, em que pese todas as iniciativas para extingui-la, inclusive através de distorções da realidade, hoje muito facilitadas pela existência das redes sociais, representa, sem dúvida, quase que um direito à resistência dessa classe, de ver, através dela, suavizados e mitigados, os efeitos que decorrem da contradição do sistema econômico atual, capaz de produzir riqueza em grande escala, mas também e, infelizmente, e com mais intensidade, pauperização de grandes estratos da população".

Desembargadores, juízes e autoridades presentes à sessão usaram o chat para parabenizar as empossadas e manifestar apoio para nova gestão. A ministra do TST, Cristina Peduzzi, fez votos de sucesso e desejou saúde e proteção nos mandatos. O desembargador Paulo Pimenta, em nome do TRT18, desejou uma administração exitosa. A procuradora-chefe do MPT8, Cintia Leão, também desejou sucesso à nova administração. Desembargadores e juízes da 8ª Região saudaram as novas dirigentes.

Ao final da sessão, a desembargadora presidente agradeceu pelos votos de sucesso e dedicou o pronunciamento aos seus dois amores, os filhos Matheus e Pedro.

 

Confira a íntegra a fala do desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca

Leia a íntegra do discurso de posse da desembargadora Presidente Graziela Leite Colares