Presidente do Supremo Tribunal Federal realiza reunião com os Tribunais do Pará e Justiça do Trabalho foi representada por sua presidente e desembargadores
O ministro José Antônio Dias Toffoli, Presidente do Supremo Tribunal Federal - STF e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, reuniu-se, na quinta-feira, 30 de julho, com os integrantes do Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).
Ao abrir a reunião, o Ministro cumprimentou todas as autoridades presentes e falou sobre a importância da Justiça do Trabalho e dos Tribunais da Amazônia. Segundo o Presidente do Supremo, todos os órgãos têm que trabalhar conjuntamente para defender o Estado Democrático de Direito, a Constituição do Brasil e as instituições brasileiras. Afirmou que o Brasil tem o Poder Judiciário mais eficiente do mundo, que a justiça trabalhista tem ótimos índices de produtividade, e as associações têm feito uma defesa da magistratura extremamente importante no Congresso Nacional, com atuação ativa e marcante.
Saudada com destaque pela presidente da Associação Nacional de Magistrados Trabalhistas, Renata Gil Alcântara Videira, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, Desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, teve importante participação na reunião, chamando atenção em sua manifestação sobre os desafios enfrentados pela justiça trabalhista para a implementação efetiva de direitos na Região Amazônica, em razão das deficitárias estruturas de acesso que, por vezes, demandam deslocamento de dias em situações complexas de logística.
A Presidente do TRT8 destacou o alcance dos números apresentados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com a entrega de 100% das metas nacionais, mesmo diante do déficit de seu quadro funcional, historicamente desproporcional às demandas apresentadas, e abaixo do quantitativo mínimo reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça e Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Enfatizou a Presidente que "Isso revela uma bravura, um empenho, um esforço coletivo de todos e de cada um, desde a presidência até o servidor da vara, que se esmeram para continuar, efetivamente, atendendo à demanda judiciária, à demanda por justiça, da sociedade".
O Presidente do Supremo Tribunal Federal ressaltou que o Estado do Pará tem importante papel na Amazônia, e, como segundo maior estado em termos de dimensão territorial da federação, é de fundamental importância para fazer a justiça se realizar de forma eficiente e com qualidade. Elogiou a todos pelo excelente trabalho realizado, pela dedicação e empenho da Justiça do Pará e do Amapá na garantia dos direitos fundamentais da Constituição Federal.
Ressaltou o Ministro Presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sobre a importância do Estado do Pará para a Amazônia brasileira e divulgar, mundialmente, que defendemos, além de nossas florestas a soberania brasileira, atuando na efetividade da justiça e assegurando ao cidadão brasileiro a garantia de seus direitos. Diversas autoridades participaram da reunião. Da Justiça do Trabalho, além da Presidente do TRT8, Desembargadora Dra. Pastora Leal, Dra. Mary Anne Medrado, Desembargadora Vice Presidente; Dra. Graziela Colares, Desembargadora Corregedora; Dr. Vicente Malheiros, Desembargador Decano; Desembargadora Dra. Rosita Nassar; Desembargadora Dra. Suzy Koury; Desembargador Dr. Marcus Losada Maia; Desembargador Dr. Walter Paro; Desembargadora Dra. Valquiria Norat,; Desembargadora Dra. Zuíla Dutra e Dr. Saulo Mota, Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região (Amatra8).