Justiça do Trabalho da 8ª Região recebe visita técnica de servidores da Justiça do Trabalho de Sergipe
Os servidores da Justiça do Trabalho da 20ª Região (SE) Adriano Leão Venceslau e Rafael da Silva Barreto fizeram uma visita técnica, em fevereiro deste ano, à Justiça do Trabalho da 8ª Região, com o objetivo de conhecer o modelo de gestão estratégica utilizado para a melhoria do Índice de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGEST) e as práticas diárias realizadas pelas Varas do Trabalho de Belém que conquistaram destaque no resultado do iGEST.
O cronograma das visitas começou no dia 17/02, com uma reunião na Corregedoria Regional, onde foi apresentado o projeto “Correição Integrada” e depois continuou na Coordenadoria de Gestão Estratégica, onde os servidores conheceram o modelo de gestão do Tribunal. A visita teve continuidade nos dias seguintes nas Varas do Trabalho da 8ª Região, com a primeira parada na 1ª VT de Belém. No dia 19/02, a parada foi na 8ª VT de Belém e no Gabinete do desembargador Walter Paro, que já foi corregedor do Tribunal. No dia 20/02, a visita seguiu na 19ª VT e depois com a desembargadora Graziela Leite Colares, Corregedora Regional. A 11ª VT foi a última a ser visitada pelos servidores, no dia 21/02.
Compartilhamento
Adriano Venceslau, assessor de Gestão Estratégica do TRT20, afirmou que vivemos em uma cultura de gestão pública gerencial, na qual um dos pilares é justamente o compartilhamento de boas práticas e a visita foi de extrema importância para a troca de experiências. “Não é de hoje que o TRT8 é uma referência nacional em boas práticas gerenciais. A visita teve objetivo específico de observamos que desde a definição do indicador do iGest, às Varas do Trabalho da 8ª Região, em destaque as de Belém, têm notável desempenho nesse indicador”
Segundo o assessor, a visita foi indicação da desembargadora presidente do TRT da 20ª Região, Vilma Machado Amorim, com o objetivo de adotar de forma complementar as práticas no Tribunal. “O modelo extraordinário da correição integrada que traz essa questão da atividade correcional, a gestão estratégica, o clima organizacional, a autorresponsabilidade, os agentes procurando conhecer e tratar os seus resultados, um bom clima nas unidades visitadas com a presença e o acesso dos magistrados a sua equipe e o conhecimento dos diretores dessas mesmas ferramentas gerenciais, tudo isso é de fundamental importância para a prestação jurisdicional” completou Adriano Venceslau sobre o que foi observado nas visitas.
Rafael da Silva Barreto, assistente de diretor da Secretaria da 9ª Vara do Trabalho de Aracaju, ressaltou que a visita foi muito proveitosa e que levará a Sergipe todas as boas práticas. “Nós temos a função de difundir, servir como multiplicadores dessas boas práticas para que os gestores da 20ª região e seus diretores possam adaptar à nossa realidade, com fim último de alcançar bons resultados no iGest, que é um indicador muito importante para os Tribunais Regionais do Trabalho”.
iGest
O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho no País. O índice apresenta um referencial numérico que sintetiza os mesmos indicadores: Acervo, Celeridade, Produtividade, Taxa de Congestionamento e Força de Trabalho, adotados em consonância com os objetivos judiciários estabelecidos no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho entre 2015-2020.
De acordo com os resultados de 2019, divulgados pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, o TRT8 possui 36 de suas 56 Varas do Trabalho classificadas entre as 25% melhores do país no IGEST. Além disso, o TRT8 conta com 5 Varas entre as 10 melhores do país, 17 entre as 50 e 25 entre as 100 mais eficientes.