JT8 disponibiliza Portal de Governança de TI para público externo

Portal concentra informações sobre contratações, projetos, processos , serviços e monitoramento
arte grafica com imagem de um computador acessando ao portal de governança de tecnologia de informação e comunicação do TRT8
— Foto: ASCOM8

O Portal de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região agora está disponível para o público externo. O objetivo é melhorar a transparência das ações na área de TI.

Apesar de estar disponível para o público, algumas seções do portal são restritas apenas para magistrados e servidores que deverão efetuar autenticação com login e senha da intranet para acessar o conteúdo.

O endereço eletrônico do Portal de Governança de TIC é govti.trt8.jus.br

Projeto

O projeto para a criação do Portal começou a ser desenvolvido no início de 2017 pela equipe de Governança de TI da Oitava Região, vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), composta pelos servidores Flávio Ramos, Leonardo Feliciano, Diego Guilherme e Rafael Vilela.

A ideia surgiu da necessidade de concentrar, organizar e tornar públicas informações para unidades da SETIN e também para unidades administrativas e judiciais do Tribunal, além de possibilitar o acesso das políticas, estruturas, normativos, processos, projetos, contratações, serviços e relatórios de monitoração relacionadas à governança e gestão de tecnologia da informação.

Organização

A construção do portal se guiou no Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário, bem como, na Resolução CNJ nº 211/2015 – ENTIC-JUD, que Instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) e definiu nos processos de Governança e Gestão, Segurança da informação, Infraestrutura, Software, Serviços, os principais macroprocessos de TI a serem implantados e aprimorados, dentre outras recomendações.

O portal é organizado em conformidade, contratações, projetos, processos, serviços e monitoração. Dentro de cada uma dessas áreas estão instrumentos normativos que direcionam a SETIN na atuação da governança e gestão.