CEJUSC Belém realiza café com papo sobre Atitudes Sociais Favoráveis
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Belém lançou, neste mês de fevereiro, o projeto “Café com Papo”, uma iniciativa para garantir a formação continuada. O evento pretende discutir temas relevantes que importem em conhecimento e conscientização para magistrados e conciliadores com o objetivo de melhorar o acolhimento dos jurisdicionados, advogados e de todos que passam diariamente pelo CEJUSC.
O primeiro encontro foi com a servidora do TRT8 Luisa de Souza Leão Almeida, que abordou o tema “Construindo Atitudes Sociais Favoráveis”, com foco na desconstrução de barreiras atitudinais com pessoas com deficiência, isto é , como evitar atitudes e/ou comportamentos preconceituosos perpetuados ao longo do tempo, que impedem o acesso das pessoas com deficiência aos ambientes, bem como os relacionamentos e convívio na sociedade.
Luisa trouxe diversas reflexões que justificam a iniciativa do bate papo sobre o tema. A servidora ressaltou que inclusão não é algo para se discutir somente em dias especiais sobre o tema e sim no dia a dia. "Muitas vezes somos preconceituosos e oferecemos uma barreira para a inclusão de uma pessoa sem sabermos que estamos fazendo isso, é por isso que precisamos falar. Devemos olhar para pessoa com deficiência para além da deficiência”, expressa Luisa.
Novo encontro
O projeto “Café com Papo” do CEJUSC Belém será realizado sempre na última sexta-feira de cada mês. Em março, o evento acontecerá no dia 27, trazendo como tema o autismo. O bate papo será conduzido pela juíza do trabalho Camila Nóvoa.
Segundo a coordenadora do CEJUSC Belém, juíza Erika Bechara, a proposta do evento é adquirir conhecimento para prestar um melhor acolhimento e atendimento no CEJUSC Belém. “A escolha dos temas para os Cafés com Papo decorre das diversas ações que o CEJUSC Belém pretende realizar no ano de 2020, ações essas que foram escolhidas pelos conciliadores/mediadores do CEJUSC Belém no início do ano corrente”, ressaltou a juíza.
O Café com Papo faz parte da programação interna do CEJUSC Belém, voltada às necessidades e à realidade de trabalho de magistrados e servidores do TRT8, adaptada aos horários e disponibilidade interna.