TRT8 é convidado a falar sobre Justiça Sistêmica em aula magna em Belém
O TRT8, por meio do desembargador do Trabalho Walter Roberto Paro, foi convidado a ministrar a aula magna de abertura do ano letivo de 2020 da Faculdade de Belém (Fabel), abordando o tema "Justiça Sistêmica: O novo Direito e Métodos adequados de resolução de conflitos", que marcará também a realização da Pós-Graduação em Justiça Sistêmica, novo curso ofertado pela instituição.
O convite foi formalizado pela coordenadora pedagógica Luna Freitas e pela professora Carmem Sisnandu, do curso de Direito da Fabel, que estiveram com o desembargador no início de dezembro.
Aberta ao público, a aula magna será realizada no dia no 05 de fevereiro de 2020, às 19h, no auditório da faculdade.
Justiça Sistêmica
A conferência de abertura abordará a importância desse novo olhar nas relações interpessoais e nas relações entre as partes no processo judicial. "Fomentar a lide e bater as portas do Poder Judiciário para dele obter uma sentença não tem sido a medida mais eficaz na garantia efetiva e restauração de direitos. Vivemos outro momento, onde não se pode esperar que o Estado Juiz restaure de maneira integral o dano sofrido pela parte prejudicada. Até mesmo a visão desse dano não mais é restrita à parte, pelo contrário, o dano se estende além das partes envolvidas, ramificando aos mais diversos setores da sociedade e também às pessoas. Os danos têm reflexos pecuniários, econômicos, financeiros e, acima de tudo, psicológicos que se não forem vistos, continuarão a existir, se perpetuando em outras esferas, ou seja, se não for tratado na origem e em todas as suas dimensões. Referida percepção permite tratar o problema não de forma pontual, mas em toda a sua extensão", comenta o desembargador.
Além da aula Magna, o desembargador Walter Paro ministrará também o módulo 12 da Pós Graduação, que trata da dinâmica sistêmica nas organizações voltadas para o Direito do Trabalho.
A professora Carmen Sisnandu explica que o objetivo do curso é trazer esse novo momento da Justiça, que busca autocomposição por meio da autorresponsabilidade das partes. "Não queremos mais uma justiça como objeto de terceirização do conflito, que nós não conseguimos resolver. É mostrar aos profissionais do Direito e os operadores do Direito, aí a gente inclui todas as disciplinas, esse novo momento que é olhar o Direito de forma a resolver os conflitos e não simplesmente o que está escrito no processo porque o conflito teve uma origem muito antes desse processo . Então, as palavras estão ali sem o conteúdo emocional , que foi verdadeiramente que deu origem ao processo".
O curso é considerado pioneiro no Brasil e contará com professores que têm grande experiência na área e sólida formação sistêmica. Eles ministrarão aulas práticas e vivenciais, com apresentação de estudos de casos, usando metodologias ativas e fornecendo material didático exclusivo.
A coordenadora pedagógica da FABEL, Luna Freitas disse que o desembargador Walter Paro é o profissional ideal para trabalhar a visão sistêmica aplicada à Justiça do Trabalho."É uma proposta pioneira no Brasil e a ideia é justamente trazer a realidade na formação jurídica aquilo que o código de processo civil alterou em 2015 que é a solução da controvérsia pela forma mais pacífica possível, pela conciliação, pela mediação. É uma tendência. Desde 2015, o CNJ vem acompanhando as metas do Judiciário para a não judicialização, esse é o discurso por trás da Justiça Sistêmica, uma forma mais consensual , menos desgastante para as partes".
Constelação Sistêmica
Com formação em Constelação Sistêmica Organizacional , o desembargador Walter Paro foi responsável em colocar em prática a técnica no âmbito da Justiça do Trabalha da Oitava Região, na época em que foi corregedor regional. O desembargador se disse honrado com o convite. "Atribuo o mérito desse honroso convite ao TRT8 que, com visão de futuro , patrocinou a minha formação em Constelação Sistêmica Organizacional. Naquela época, nosso Tribunal, com acurada sensibilidade e visão de futuro, percebia que a visão sistêmica nas organizações era de elevada importância. O próprio CNJ vem incentivando tal técnica na solução de demandas judiciais, bem como na atuação de forma preventiva de litígios".
Serviço:
Conferência magna "Justiça Sistêmica: O novo Direito e Métodos adequados de resolução de conflitos"
Data: 05 de fevereiro de 2020
Hora: 19h
Local: Faculdade de Belém - FABEL (Av. Governador José Malcher, 1332)
Aberto ao público