TRT8 compartilha conhecimento adquirido no desenvolvimento de portais
O Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região vivenciou a experiência de compartilhar conhecimento e tecnologia na criação de portais corporativos com equipe do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, do Rio Grande do Norte, na semana entre 19 a 23 de agosto de 2019.
A parceria resultou no curso "Desenvolvimento de Portais Corporativos", ministrado pelo servidor Reinaldo Gil Lima de Carvalho da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), com 40-horas aula, realizado na Escola Judicial do TRT21, em Natal/RN. As aulas foram expositivas com execução de tarefas práticas em computador, após cada tópico abordado, sendo fornecido material didático que continha todo o conteúdo do curso. "A capacitação tem como objetivo transferir tecnologias, conhecimentos, processos e metodologias que permitam a criação de portais corporativos de forma segura, com desempenho eficiente e independente de contratações", explicou Reinaldo.
A experiência do TRT8 na criação de portais corporativos foi adquirida a partir da execução do projeto de tecnologia que criou o atual Portal do Tribunal. Foi justamente a retrospectiva de todo esse processo que foi compartilhada com a equipe do TRT21. Destacaram-se as metodologias de revisão da arquitetura da informação do portal anterior e de mensuração do esforço e a estimativa para a migração do conteúdo para a nova plataforma. Após, foi abordada a instalação do sistema de gerenciamento de conteúdo Drupal, que é de código aberto e livre, podendo ser utilizado sem o pagamento de licenças.
A Coordenadora de Sistemas da Informação (COSIS) do TRT8, Mônica Guimarães, ressalta que a parceria firmada com o TRT21, além de promover a cooperação e integração para compartilhamento de soluções de TIC, é, sobretudo, o reconhecimento nacional do excelente trabalho realizado pelo TRT8. “Com recursos humanos e técnicos próprios desenvolvemos um Portal Institucional moderno, intuitivo, seguro e em conformidade aos normativos de acessibilidade e transparência. Outros tribunais, como o TRT da 15ª Região, já demonstraram o interesse de adquirir esse conhecimento, o que nos deixa orgulhosos pelo trabalho que foi desenvolvido. O servidor Reinaldo Gil, gerente do projeto do Portal e desenvolvedor, tem disseminado nossas práticas e conhecimento através de treinamentos presenciais em Tribunais parceiros".