Servidores do TRT8 integraram equipe que ganhou prêmio em maratona tecnológica da Justiça do Trabalho

O evento buscou a criação de soluções tecnológicas com o objetivo de melhorar os serviços prestados pela Justiça do Trabalho ao cidadão.
Na foto: Os ganhadores do segundo lugar segurando seu prêmio e os mentores
— Foto: ASCOM8

O desafio durou 52 horas e mobilizou cerca de 100 participantes, divididos em 12 grupos, que transformaram o espaço do evento  em um grande  laboratório de ideias criativas e inovadoras de desenvolvimento tecnológico.  O Hackathon Inova TRT-SC aconteceu no prédio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  no período de 13 a 15 de setembro,  e foi idealizado  com o intuito de promover um ambiente de colaboração do Poder Judiciário Trabalhista para possibilitar o atendimento de necessidades de modernização, eficiência e economia na prestação de serviços públicos.

As equipes tiveram desafios e precisaram propor soluções como, por exemplo, a melhoria do processo judicial eletrônico. Também foram disponibilizados para os participantes, diversos conjuntos de dados para auxílio no desenvolvimento (datasets) da solução. Além disso, mentores também ajudaram no entendimento dos datasets. A partir da fundamentação do problema, da solução e da identificação das pessoas, as equipes atuaram na implementação da solução e na elaboração e treinamento da apresentação (Pitch).

A equipe que levou o segundo lugar da competição foi formada pelos servidores Guido Amorim (TRT8), Reinaldo Gil de Carvalho (TRT8), Solimar Silva (TRT8), Hugo Pinho (TRT23), Thiago Wakamiya (TRT23), Eduardo Ortiz (TRT23), Luciana Bohnert (TRT12), Eduardo Missao (IFSC) e Sônia Lamego (IFC). Eles receberam um prêmio no valor de R$ 10.000,00.

A solução apresentada pela equipe integrada pelo TRT8, a Consulta Cidadão, propôs uma nova forma de pensar a Consulta Processual do PJe, com identificação intuitiva da fase do processo trabalhista e apresentação de informações relevantes em linguagem fácil, que evitem telefonemas ou comparecimentos a Vara do Trabalho pelas partes do processo, o que permitirá que os servidores possam se dedicar a outras atividades. A apresentação (Pitch) foi realizada por Thiago Wakamiya e Eduardo Missao.

Para Reinaldo Gil de Carvalho,servidor do TRT8, o evento irá incentivar a adoção efetiva de novas tecnologias pela Justiça do Trabalho. "Foram 12 equipes multidisciplinares propondo soluções para as principais dificuldades apontadas por cidadãos,  advogados,  servidores e magistrados. O evento apresentou metodologia para a fundamentação do problema a partir de evidências, da solução a partir de estimativas de eficiência e economicidade e das pessoas impactadas a partir das necessidades, expectativas e práticas existentes", afirmou.

As demais equipes apresentaram soluções para a triagem de processos no 2º grau, autoatendimento pelo site por meio de chatbot, simplificação da tela de cadastro da petição inicial, autoatendimento por meio whatsapp, autoatendimento para Jus Postulandi, identificação automática de assunto do processo, estruturação de dados da petição inicial e acompanhamento do processo por meio de SMS.As soluções criadas poderão ser utilizadas futuramente.

LIA

A solução vencedora criou uma atendente virtual por WhatsApp chamada LIA. Ela pode ajudar qualquer pessoa que interaja com a Justiça do Trabalho, incluindo os públicos interno e externo, e terá uma linguagem mais acessível a fim de alcançar o cidadão comum. A atendente virtual começaria atendendo na consulta processual. Para isso, o projeto prevê a tradução dos termos jurídicos que constam da tabela de movimentação processual para expressões mais coloquiais, de fácil entendimento para quem não conhece o Direito.

Disseminação da experiência

Os servidores do TRT8, que integraram a equipe premiada em segundo lugar , ao retornarem à Belém, relataram a experiência vivenciada para os colegas. O encontro foi realizado na última terça-feira (17), no auditório da ECAISS.

A coordenadora da Coordenadoria de Sistemas da Informação (COSIS), Mônica Guimarães, destacou a importância desse  feedback aos demais servidores. “A gente proporcionou esse momento que é uma devolutiva deles, um retorno para equipe. Assim,  além deles compartilharem a experiência do que foi esse evento, eles também incentivam os demais a buscarem caminhos de inovação voltados à Justiça do Trabalho”, concluiu.