Secretaria de Tecnologia da Informação divulga Plano Diretor para 2019
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIN) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região divulgou este mês o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) que vai vigorar durante o exercício de 2019.
O Plano abrange todas ações que serão realizadas pela SETIN durante este ano. Ele contempla todos os projetos, as contratações de bens e serviços de TI e as capacitações que os servidores do quadro funcional da Secretaria deverão ser submetidos no decorrer de 2019.
De acordo com Flávio Ramos, Assistente de Governança e Projetos de TI, o PDCTI é um instrumento que direciona as ações da SETIN e faz parte do aprimoramento da governança, pois desenvolve processos que normatizam as ações dentro do tribunal. "Esses processos são estabelecidos em uma estratégia nacional de tecnologia da informação. Basicamente, é algo mandatório para os TRTs desenvolverem estratégias de governança de TI. Começa desde o planejamento estratégico de TI, infraestrutura, processos de softwares, capacitação, contratações, quadro de pessoal, entre outros. Todo o diagnóstico de TI é medido por este índice de governança".
O TRT8 é considerado um tribunal de médio porte comparado a outros existentes na estrutura da Justiça do Trabalho no Brasil. Para chegar a esta posição, foi medido o índice de governança de TI. Na Oitava Região, esse índice é considerado muito bom e coloca o tribunal no segundo lugar dentre todos os TRTs do Brasil.
A área de TI do TRT8 tem 123 projetos de tecnologia para serem implantados em 2019. Em âmbito regional, são prioritários na área de infraestrutura e suporte, o PjeCalc (software desenvolvido pelo TRT8 para auxiliar no cálculo trabalhista), a implantação do Ponto Eletrônico, parcerias para o melhor funcionamento da Central de Serviços e a modernização da rede sem fio do Tribunal. Na área de sistemas, o projeto mais importante é a implantação do SIGEP, um sistema de RH desenvolvido em conjunto por vários Tribunais do Trabalho no país e que também será implantado pela Oitava Região. Em âmbito nacional, o projeto de destaque é a implantação da Gestão de Precatórios, o Gprec, que terá grande impacto para os tribunais.
No PDTI está contido tudo que foi previsto para acontecer no exercício anual, mas o plano pode sofrer alterações, com a possibilidade de incluir novas ações. O diretor da SETIN, Marco Aurélio Rêgo, explica que o PDTI de 2019 foi feito com base em uma orientação do exercício anterior e pode ser revisto. "A própria administração pode definir o que quer priorizar. Com a posse da nova administração, os projetos podem ser realinhados conforme o que se quer executar. A cada ano a administração tem a oportunidade de rever o que foi planejado e pode fazer qualquer tipo de ajuste. É importante ter essa possibilidade de readequação".
O PDCTI também traz a análise quantitativa e qualitativa do quadro de servidores, informações sobre infra estrutura tecnológica mínima das unidades judiciais e administrativas e o que foi feito no exercício ant
Leia na íntegra o PDCTI clicando aqui