Reunião discute aprimoramento dos processos administrativos do TRT8

Dentre as ações, podemos citar a identificação de alguns dos processos de legislação pertinente a cada processo crítico selecionado, a contextualização, identificação, análise e avaliação dos riscos envolvidos em cada processo.
todos sentados em uma mesa discutindo assuntos da reunião.
Foto: Andresa Antoniazzi- ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região está desenvolvendo um projeto piloto para aprimorar os fluxos e processos administrativos. Dentre as ações, podemos citar a identificação de alguns dos processos de legislação pertinente a cada processo crítico selecionado, a contextualização, identificação, análise e avaliação dos riscos envolvidos em cada processo, a criação de controles para mitigar os riscos mapeados e o redesenho do fluxo otimizado do processo.

No início de abril, servidores de diversos setores administrativos do Regional participaram de uma reunião para discutir os resultados do projeto piloto realizado na Seção de Direitos e Deveres da COAPP/SEGEP. Reuniram-se representantes da Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN), Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES), Coordenadoria de Auditoria e Controle Interno (COAUD), Diretoria Geral (DIGER), Assessoria de Desenvolvimento de Pessoas (ASDEP), Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGEP), Secretaria da tecnologia da Informática (SETIN) e Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Cadeia de valor

O aprimoramento dos processos administrativos abrange ainda a elaboração de um novo manual do processo administrativo, a elaboração da cadeia de valor do Tribunal, o desenvolvimento e a implementação dos formulários eletrônicos administrativos no sistema de processo administrativo eletrônico - PROAD, além do treinamento e desenvolvimento contínuo dos servidores da área administrativa.

O novo manual do processo administrativo está sendo elaborado pelo grupo de trabalho designado pela Portaria PRESI nº 211/2019 e tem como objetivo fortalecer os processos de governança judiciária com a melhoria dos procedimentos, promovendo a desburocratização e a simplificação administrativa.

De acordo com Lia Martins,Coordenadora da COGIN, já existe um manual de processo administrativo, publicado no portal, mas que ficou desatualizado após as reestruturações administrativas e a implementação do PROAD, atual sistema de processo administrativo eletrônico. O novo manual será disponibilizado eletronicamente, em conformidade com as novas ferramentas tecnológicas disponíveis, e detalhará, de forma sucinta, os procedimentos e fluxos das áreas administrativas.

O novo manual será dividido por capítulos. O primeiro deles trará normas básicas de autuação e instrução dos processos administrativos, baseadas na Lei nº 9784/99, que disciplina o processo administrativo no âmbito da Administração Federal.