Presidente do TRT8 recebe medalha da Ordem do Mérito do Judiciário do Trabalho
A Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal, recebeu na última terça-feira (13/08), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ,em Brasília, a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
A desembargadora foi homenageada com a medalha no grau Grande Oficial, concedida a Senadores e Deputados Federais, Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, Ministros dos Tribunais Superiores, Enviados Extraordinários e Ministros Plenipotenciários estrangeiros, Presidentes de Assembléias Legislativas, Vice-Almirantes, Generais-de-Divisão, Majores-Brigadeiros, Presidentes de Tribunais Regionais e outras personalidades de hierarquia equivalente.
A presidente do TRT8 recebeu a medalha das mãos do ministro Corregedor- Geral da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa. Para a desembargadora Pastoral Leal, foi um momento único, de reconhecimento e que chega no ano em que ela completa 30 anos dedicados à Justiça do Trabalho. “É o reconhecimento do trabalho de pessoas que ,como eu, ajudaram e ajudam a construir essa Justiça tão ímpar, tão excelente, tão reconhecida no Brasil pela sua eficiência, pela sua celeridade, pelo seu compromisso com as causas sociais. Pra mim isso é muito gratificante na minha trajetória de magistrada trabalhista, de 30 anos de magistratura trabalhista. Me compraz ,exatamente, esse reconhecimento por esse trabalho, que não é um trabalho de hoje, é um trabalho de sempre, e que continua eu estando na Presidência do Tribunal, pudendo prestar esse serviço pra sociedade . É isso que me deixa feliz", ressaltou.
A Medalha
A medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 11 de novembro de 1970, com o objetivo de agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, hajam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia. A comenda é conferida em seis graus: Grão Colar, Grão Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A indicação para a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho só pode ser feita por Ministro do TST, e é submetida à apreciação do Conselho da Ordem, composto de seis membros: Presidente, Vice-Presidente, Corregedor-Geral, Ministro Decano e mais dois Ministros, eleitos pelo Órgão Especial, para mandato de quatro anos.
Este ano duas instituições e 51 personalidades foram homenageadas com a medalha.
Veja fotos aqui.