Portal da Justiça do Trabalho da Oitava Região está de cara nova
Nesta segunda (09), os internautas que acessarem o Portal do TRT8 acompanharão as notícias e todos os serviços prestados pela Justiça do Trabalho da Oitava Região em um ambiente digital que traz a nova identidade visual da instituição.
As principais mudanças podem ser vistas na página inicial do site, que segue a padronização nacional da Justiça do Trabalho para todos os TRTs do país e está prevista na Resolução 243/2019 do CSJT.
O novo portal é resultado dos esforços da Seção de Sistemas Corporativos, vinculada à Coordenadoria de Sistemas, ligadas à Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN). O analista judiciário Reinaldo Gil Lima de Carvalho explica as mudanças trazidas pela legislação. "A resolução nº 243/2019 do CSJT padronizou a identidade visual e a disposição da informação na página inicial dos Portais da Justiça do Trabalho, assim foi criada uma nova marca bem como houve o reposicionamento do conteúdo a fim de destacar os serviços mais importantes".
Pje em destaque
De acordo com o servidor, os serviços ganharam destaque no menu à direita do portal e foram posicionados levando em conta um levantamento que revelou quais os que eram mais acessados. "O PJe ficou em 1º, seguido pelo serviço de emissão de Certidões e pela consulta de Pautas e Atas de Sessão dos órgãos colegiados. O catálogo de serviços estará disponível por meio da opção "Veja todos os serviços", logo abaixo desse menu, para permitir acesso a uma página que consolida todos os serviços oferecidos por meio do Portal Institucional".
A padronização beneficia principalmente o usuário dos serviços da Justiça do Trabalho que encontrará o conteúdo de forma unificada.
Eficiência
As mudanças tornaram a consulta processual mais rápida e eficiente. "Há um canal único de consulta, tanto no PJe quanto para os processos físicos, bem como permitirá que o usuário do Portal cole o número do processo, por meio do atalho do teclado control+v. Essas medidas permitem que o usuário encontre o serviço mais rápido, bem como utilize-os de forma mais eficiente", garantiu.
O novo portal reflete a nova cara da Justiça do Trabalho em todo o país e é mais um trabalho desenvolvido pela equipe de TI do TRT8. "A melhora constante das soluções de tecnologia tornam mais eficiente o trabalho dos magistrados, servidores e advogados, bem como aumenta o acesso à Justiça do Trabalho pelos seus jurisdicionados, indo ao encontro da missão institucional do Tribunal e consequentemente atingindo os objetivos estratégicos da área de TI", comemorou.