Pastora Leal é agraciada com medalha do mérito judiciário do TJPA

Presidente do TRT8 recebeu a medalha no grau Grande Oficial.
Foto: Mostra Presidente do TRT8 ao lado do Presidente do TJPA posando para foto após o recebimento da medalha.
— Foto: ASCOM8

A Presidente do TRT8, desembargadora Pastora do Socorro Teixeira Leal,recebeu, na última sexta-feira (9), a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

A homenagem foi  realizada no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do TJPA, sob a coordenação do presidente da Corte, desembargador Leonardo de Noronha Tavares. 
  
A cerimônia marcou as comemorações pelos 192 anos da instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil.Outras 19 personalidades foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito do Judiciário, entre elas ministros, militares e autoridades públicas. 

Instituída pela Resolução nº 008/2005, de 1º de junho de 2005, a insígnia é outorgada por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense em quatro graus que compõem a Ordem: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Grande Oficial  

A Presidente do TRT8, Pastora Leal, recebeu a medalha no grau Grande Oficial, que é entregue a senadores, deputados federais, embaixadores, vice-governadores dos Estados, presidentes e membros dos Tribunais de Justiças Estaduais, prefeitos de capitais, arcebispos, reitores de Universidades, presidentes de Tribunais Regionais, entre outros. Ela ressaltou a importância desse reconhecimento. "É uma grande honra e expressa essa comunhão, essa união de laços, entre os Tribunais  do Estado do Pará. É sempre muito bom poder ter essa convivência harmoniosa, colaborativa".

Em discurso, o desembargador Leonardo de Noronha Tavares afirmou que o TJPA revive a gratificante oportunidade de reconhecer e premiar a valiosa contribuição de entidades e personalidades à existência e às ações que o Poder Judiciário promove. Comungam dos princípios que consagram a cidadania, como um dos pilares em que repousam os fundamentos e práticas da democracia no País. "Presido esta concessão 
com a satisfação à altura da exaltação do empenho de pessoas e entidades agraciadas justamente pela atenção às causas públicas que as tornaram dignas de serem exaltadas. Critérios que balizam a concessão de honraria, contemplando personalidades nos graus correspondentes aos respectivos níveis de atuação e parceria".

Em nome dos agraciados, o ministro Eros Roberto Grau, que recebeu a medalha no grau Grã-Cruz,ressaltou a alegria de ser lembrado. Com o passar dos anos, disse ele, "vai se aprendendo que as coisas mais simples, quando são produzidas - não estou falando de simplicidade da medalha, que é uma beleza, mas dos gestos que vem do coração dos amigos e das pessoas que nos consideram -, são maravilhosas. Estou muito emocionado", concluiu.

Homenagem do TST

Nesta terça-feira (13), a Desembargadora Presidente do TRT8, Pastora Leal, receberá outra homenagem: a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, entregue pelo  Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia  terá início às 17h, na área externa do bloco B do edifício-sede do TST, em Brasília.

(Texto com informações do TJPA)