Parceria entre TRT8 e Cesupa pretende buscar inovação com uso de inteligência artificial
Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT8 e professores e alunos do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) já começaram a colocar em prática o acordo de cooperação técnico-científica firmado entre as duas instituições.
O principal objetivo do acordo, assinado em 31/07/2019, é o desenvolvimento de soluções de tecnologia da Informação, com uso de inteligência artificial (IA), para automatizar rotinas de trabalho das áreas judiciárias e administrativas do TRT da 8ª Região.
Segundo Marco Aurélio Rêgo, Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, a ideia é aproximar o TRT8 da academia. “Queremos abrir espaço para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras com uso de Inteligênica Artificial , colocando o Tribunal em uma posição de destaque a nível local e nacional ", ressaltou.
Ele também destacou que a nova realidade orçamentária do judiciário impõe rotinas e procedimentos mais automatizados na prestação jurisdicional. "È fundamental que os órgãos públicos busquem automatizar rotinas com o uso da tecnologia da informação para que os recursos humanos possam centrar esforços em ações que precisem da cognição humana, deixando para as máquinas o trabalho repetitivo" concluiu Marco Aurélio Rego.