Palestra sobre prevenção ao suicídio encerrou campanha Setembro Amarelo do TRT8
Com os pés descalços, a psicóloga e psicoterapeuta Karina Fukumitsu iniciou a palestra "Suicídio: Prevenção e Posvenção", na última sexta-feira (27), no auditório Aloysio Chaves. Pisar o solo é para "reverenciar o fato de estar viva e o fato de eu ter gente querendo me ouvir e me acolhendo", disse a especialista. Karina ficou hospitalizada após uma inflação cerebral e fez uma promessa que se ficasse curada, se apresentaria em salas de aula, auditórios ou em consultórios descalça. Hoje é conhecida como “a educadora de pés descalços”.
Estudiosa no comportamento suicida, na prevenção e no acolhimento ao luto por suicídio, a professora e pesquisadora universitária, que leciona em São Paulo e tem vários livros publicados, contou de onde veio o interesse em estudar essa temática. Fukumitsu revelou que desde os 10 anos de idade aprendeu a conviver com a impotência pois acompanhou o intenso sofrimento existencial da mãe, que fez várias tentativas de tirar a própria vida.
De acordo com a psicóloga, este foi o motivo principal que determinou a escolha de seu caminho profissional : se dedicar aos estudos do comportamento suicida. "Se existe um vilão do suicídio este é o sofrimento", disse.
Interação com o público
A plateia formada por magistrados, servidores, estudantes e psicólogos acompanhou atentamente a palestra em que a facilitadora, em uma conversa franca com o público, fez exercícios de respiração e relaxamento e orientou as pessoas a priorizar o bem estar para combater o sofrimento que leva a comportamentos autodestrutivos.
Karina Fukumitsu agradeceu o convite para participar do Setembro Amarelo no TRT8. "Parabenizo o TRT8 por vocês viabilizarem as ações do Setembro Amarelo durante o mês inteiro. Acho importante principalmente num local de trabalho porque muitas vezes a gente vai ofuscando o sofrimento que é causado e a gente vai explodindo em doença. Então, acho importante manter a preservação e a dignidade de um funcionário. E acho muito salutar a possiblidade de criar espaço para falar sobre essa temática, sobre processos autodestrutivos e sobre o resgate do bem estar".
A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT8 no You Tube e pode ser acompanhada em tempo real por servidores que estão em regime de teletrabalho. A programação marcou o encerramento da Campanha Setembro Amarelo do TRT8, realizada durante um mês e que trouxe atividades como yoga, meditação, rodas de conversa e arteterapia.
Ações fora da sede
Pela primeira vez, a Campanha Setembro Amarelo do TRT8 chegou a toda a Oitava Região, que abrange os estados do Pará e o Amapá. Varas do Trabalho de fora da sede receberam a programação "Café com prosa, cuidando da saúde mental", uma roda de conversa mediada por psicólogos que tratou de empatia e outros temas relacionados ao bem estar no ambiente de trabalho.
A programação foi promovida pelo TRT8 por meio da Comitê de Atenção Integral à Saúde, Programa Trabalho Seguro e Comissão Permanente de Gestão Ambiental. "Fico muito feliz em ter conseguido tirar da invisibilidade esse tema tão urgente e o melhor é que fizemos isso de forma coletiva", disse Danilo Barbosa, chefe da Seção Socioambiental.
A Juíza do Trabalho, Erika Bechara, coordenadora do Comitê Integral de Atenção à Saúde, fez um agradecimento especial à presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, pelo apoio e aos organizadores do evento: o chefe da Seção Socioambiental, Danilo Barbosa, e a psicóloga do TRT8, Úrsula Custódio. "Nós não pretendemos manter essa programação apenas no mês de setembro, que é um mês emblemático e de muita visibilidade. A ideia é dar continuidade, que as questões de saúde mental sejam uma bandeira do Tribunal durante todo o ano, durante toda a administração".
Veja mais fotos no flickr