Painel sobre Inteligência Artificial trouxe reflexões sobre o futuro no Judiciário
Realizado pela Escola Judicial, o evento contou com a palestra do Doutor em Direito e Analista Judiciário do TRT3 , Rômulo Soares Valentini. Ele falou sobre o "Futuro do Trabalho Jurídico". A Coordenadora de Infraestrutura e Suporte da SETIN/TRT8, Gilmara Santos da Silva, apresentou o tema "Inteligência Artificial no Judiciário".
A Justiça do trabalho vem discutindo o uso de soluções de ponta na gestão de tecnologia da informação e os benefícios das ferramentas criadas a partir da inteligência artificial . "IA é um assunto super em voga e aderente à nossa realidade, já que temos muitas atividades/matérias repetitivas e um volume de dados grande. Então, promover eventos sobre este tema é disseminar o conhecimento e já preparar o nosso público para esta inovação tecnológica em nosso ambiente", explicou a palestrante Gilmara da Silva.
"O tema Inteligência Artificial é sempre contemporâneo e nos enriquece de conhecimento necessário para enfrentarmos os desafios diários que nos exigem o manuseio de ferramentas eletrônicas e de praticidade e agilidade na condução do processo. Os palestrantes, Rômulo e Gilmara, demonstraram rico conhecimento no assunto e nos alertaram dos prós e contras do uso da inteligência artificial no âmbito do judiciário. Foram palestras esclarecedoras e objetivas que nos possibilitaram pensar em como agir diante da real possibilidade da máquina substituir inúmeras funções humanas. Mais uma vez,a EJUD8 nos presenteou com um tema de relevante conhecimento que acrescenta demais na nossa atuação", declarou o Juiz Substituto do Trabalho André Cruz.