Ouvidoria do TRT8 lançará nova página para facilitar comunicação com usuários
A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região ganhará, no dia 17 de julho, uma nova página no Portal da instituição, que vai possibilitar melhor navegabilidade ao usuário interessado em obter informações sobre o Tribunal.
O objetivo da reformulação foi destacar as principais áreas de interesse do usuário na busca por informações e facilitar o acesso aos serviços prestados pela Justiça do Trabalho nos estados do Pará e Amapá. Na nova página, estão os canais de acesso à informação disponíveis para o usuário:formulário on line, email (ouvidoria@trt8.jus.br), telefone (4008-7250) e presencial (8h às 13h, na sede do TRT8).
A página traz em destaque os seguintes itens: "Sobre a Ouvidoria", "Perguntas Frequentes (FAQ)", "Canais de Atendimento ao Público" e "Painel de Estatísticas". A reorganização do conteúdo foi tarefa do designer gráfico José Maria Tárrio e do programador Reinaldo Gil Carvalho, servidores da Secretaria da Tecnologia da Informação (SETIN). "Identificamos o fluxo principal do serviço para simplificar o acesso pelo usuário, destacando o que é mais importante no topo da página", disse o analista judiciário Reinaldo Carvalho.
Na Ouvidoria do TRT8, o direito constitucional do cidadão de obter dos órgãos públicos informação de seu interesse particular ou de interesse coletivo, previsto na Lei de Acesso à Informação, está garantido por meio do encaminhamento eletrônico de pedidos ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Para isso, basta preencher o formulário on line informando corretamente o email.
Segundo relatório anual de atendimento,em 2018 a Ouvidoria do TRT8 recebeu 515 pedidos de informação.
Canal com a sociedade
A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre o Tribunal e a sociedade para orientar, informar e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela justiça. É um espaço de participação social e de construção da democracia, permitindo a cooperação ativa dos cidadãos no controle da qualidade dos serviços públicos.Por meio da Ouvidoria o cidadão pode pedir informações,fazer reclamações, elogios,sugestões e denúncias.
A Ouvidoria do TRT8 foi criada pela Resolução nº. 213/2007, de 21 de junho de 2007, e tem como principais atribuições promover a participação dos usuários na administração pública, garantir a efetividade na prestação dos serviços e propor o aperfeiçoamento desses serviços. Na Oitava Região, o ouvidor regional é o desembargador Julianes Moraes das Chagas e o vice-ouvidor é a desembargadora Zuíla Dutra.
A nova página poderá ser acessada por meio do link trt8.jus.br/ouvidoria.
Serviço:
Ouvidoria do TRT8
Fone: (91) 4008-7250 (ligação gratuita) / 0800 727 7229 (ligação gratuita)
Horário de funcionamento: 8h às 13h
Local: Sede do TRT8, na Praça Brasil
SIC: 0800 727 7229 (ligação gratuita) / (91) 4008-7250 (ligação normal)
Horário: 8h às 13h, de segunda à sexta-feira.
SIC Presencial: Hall do Edifício Sede do TRT8 (Trav. D. Pedro I, 746)