Novo Canal de Atendimento ao Público Externo do TRT8 facilita vida de usuário
Por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o atendimento ao usuário que era feito exclusivamente através de um sistema nacional, administrado pelo CSJT, passou a ser responsabilidade através dos Tribunais Regionais do Trabalho. Por isso, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região disponibilizou, desde o último dia 2 de janeiro, o Canal de Atendimento ao Público Externo (CAPE), que dará suporte aos atendimentos Processo Judicial Eletrônico (PJe), Calculo Trabalhista (PJe-Calc), Trabalho Seguro (SimVida), JTe, Escritório Virtual e o Portal do Tribunal.
O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), Marco Aurélio Rêgo, explicou que o novo canal de atendimento do TRT8 “disponibiliza mais um serviço para a população dos Estados do Pará e Amapá: o CAPE. Este serviço que pode ser acessado através do portal do TRT da 8ª Região. através dele, advogados, procuradores, peritos e até as próprias partes poderão registrar mal funcionamento ou problemas com os sistemas que são disponibilizados pelo tribunal como o PJe, o PJe-Calc e o Escritório Virtual'.
Marco Aurélio acrescenta que o usuário não precisará mais ir ao TRT8 pra registrar uma reclamação sobre os sistemas ou fazer o acompanhamento de uma demanda. Através do CAPE vai ser possível registrar essa dificuldade e poderá acompanhar a resolução do problema reportado. "É o tribunal melhorando o atendimento da população do Pará e Amapá. É o Tribunal do Trabalho facilitando a vida dos seus usuários”.
“Esta é apenas uma das ações que TRT da 8ª Região está promovendo para facilitar a vida de seus usuários. Isso comprova que buscamos transparência para beneficiar todos os que buscam a Justiça do Trabalho”, ressaltou a presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal.
Para se cadastrar e ter acesso, basta acessar o portal do TRT8 pelo link: https://cape.trt8.jus.br/
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Otimizar recursos
A mudança, decidida conjuntamente pelo Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (CGNPJe-JT) e pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho (CGTIC-JT), visa a otimizar recursos, com potencial de economizar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. “O papel do CSJT é de evoluir e modernizar o Sistema PJe. O atendimento dos usuários do PJe já é prestado com excelência pelos próprios Tribunais, cabe agora ao CSJT supervisionar essa atividade e atuar para a melhoria contínua da qualidade desse serviço”, destaca o coordenador nacional do PJe e juiz auxiliar da Presidência do TST e do CSJT, Fabiano Pfeilsticker.
Decisão consensual
Os membros dos Comitês concluíram, por consenso, que não há a necessidade de manutenção dos serviços prestados pela Central Nacional de Atendimento, uma vez que envolve custos adicionais. Por isso, já houve o pedido de encerramento antecipado do contrato assinado com a empresa que realiza os serviços.
Histórico da Central
Com a instalação do sistema PJe na Vara do Trabalho de Navegantes (SC), em 2011, e a expansão do PJe para todas as Varas de Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho, foi necessária a criação da Central Nacional de Atendimentos para resolver dúvidas e problemas enfrentados. “Com a maturidade do processo adquirida nesses 7 anos, o CSJT percebeu que a central pode ser descentralizada, considerando que os Tribunais já adquiriram expertise também nessa atividade. Assim, os recursos humanos e financeiros podem ser direcionados para ações de maior prioridade, como por exemplo aquelas voltadas à evolução e sustentação da Plataforma PJe 2.0.”, destaca o secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação do CSJT, Cláudio Feijó.
Fonte: CSJT