Novo Canal de Atendimento ao Público Externo do TRT8 facilita vida de usuário

Advogados, peritos, procuradores terão mais facilidade para acessar os serviços do Tribunal
CAPE
Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN)

Por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o atendimento ao usuário que era feito exclusivamente através de um sistema  nacional, administrado pelo CSJT, passou a ser responsabilidade através dos Tribunais Regionais do Trabalho. Por isso, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região disponibilizou, desde o último dia 2 de janeiro, o Canal de Atendimento ao Público Externo (CAPE), que dará suporte aos atendimentos Processo Judicial Eletrônico (PJe), Calculo Trabalhista (PJe-Calc), Trabalho Seguro (SimVida), JTe, Escritório Virtual e o Portal do Tribunal.

O Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), Marco Aurélio Rêgo, explicou que o novo canal de atendimento do TRT8  “disponibiliza mais um serviço para a população dos Estados do Pará e Amapá: o CAPE. Este serviço que pode ser acessado através do portal do TRT da 8ª Região. através dele, advogados, procuradores, peritos e até as próprias partes poderão registrar mal funcionamento ou problemas com os sistemas que são disponibilizados pelo tribunal como o PJe, o PJe-Calc e o Escritório Virtual'.
Marco Aurélio acrescenta que o usuário não precisará mais ir ao  TRT8 pra registrar uma reclamação sobre os sistemas ou fazer o acompanhamento de uma demanda. Através do CAPE vai ser possível registrar essa dificuldade e poderá acompanhar a resolução do problema reportado. "É o tribunal melhorando o atendimento da população do Pará e Amapá. É o Tribunal do Trabalho facilitando a vida dos seus usuários”.

“Esta é apenas uma das ações que TRT da 8ª Região está promovendo para facilitar a vida de seus usuários. Isso comprova que buscamos transparência para beneficiar todos os que buscam a Justiça do Trabalho”, ressaltou a presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal.

 

Para se cadastrar e ter acesso, basta acessar o portal do TRT8  pelo link:  https://cape.trt8.jus.br/

Mais informações:

Otimizar recursos

A mudança, decidida conjuntamente pelo Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (CGNPJe-JT) e pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho (CGTIC-JT), visa a otimizar recursos, com potencial de economizar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. “O papel do CSJT é de evoluir e modernizar o Sistema PJe. O atendimento dos usuários do PJe já é prestado com excelência pelos próprios Tribunais, cabe agora ao CSJT supervisionar essa atividade e atuar para a melhoria contínua da qualidade desse serviço”, destaca o coordenador nacional do PJe e juiz auxiliar da Presidência do TST e do CSJT, Fabiano Pfeilsticker.

Decisão consensual

Os membros dos Comitês concluíram, por consenso, que não há a necessidade de manutenção dos serviços prestados pela Central Nacional de Atendimento, uma vez que envolve custos adicionais. Por isso, já houve o pedido de encerramento antecipado do contrato assinado com a empresa que realiza os serviços.

Histórico da Central

Com a instalação do sistema PJe na Vara do Trabalho de Navegantes (SC), em 2011, e a expansão do PJe para todas as Varas de Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho, foi necessária a criação da Central Nacional de Atendimentos para resolver dúvidas e problemas enfrentados. “Com a maturidade do processo adquirida nesses 7 anos, o CSJT percebeu que a central pode ser descentralizada, considerando que os Tribunais já adquiriram expertise também nessa atividade. Assim, os recursos humanos e financeiros podem ser direcionados para ações de maior prioridade, como por exemplo aquelas voltadas à evolução e sustentação da Plataforma PJe 2.0.”, destaca o secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação do CSJT, Cláudio Feijó.

 
Fonte: CSJT