Ministro corregedor recebe a imprensa nesta sexta (05) no TRT8

ministro corregedor da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, falará com a imprensa em entrevista coletiva nesta sexta-feira(05/07)
Presidente do Tribunal ao Lado no Ministro Corregedor Geral e Secretario do Ministro em uma Sessão no Pleno
— Foto: ASCOM8

O ministro corregedor da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, falará com a imprensa em entrevista coletiva nesta sexta-feira(05/07), às 9h, na sala de Sessões das Turmas, no 1º andar do Edifício Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, na Praça Brasil. O ministro, que está em Belém desde segunda feira (01), falará com os jornalistas antes da leitura da Ata da Correição,  inspeção realizada na Oitava Região durante esta semana.

Órgão fiscalizador
A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) é o órgão responsável pela fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho nos TRTs, seus magistrados e serviços judiciários. Desde a sua criação, em 1954, a CGJT tem tido papel fundamental para a prestação jurisdicional eficiente dentro da Justiça do Trabalho.

Correição
A Correição ocorre de dois em dois anos nos Tribunais Regionais do Trabalho, seus órgãos, presidentes, desembargadores, juízes titulares e convocados, além das seções e serviços judiciários. Nas correições, são examinados autos, registros e documentos das secretarias e seções judiciárias e, ainda, se os magistrados apresentam bom comportamento público e são assíduos e diligentes na administração da Justiça, se excedem os prazos legais e regimentais sem razoável justificativa ou cometem erros de ofício que denotem incapacidade ou desídia.

Ministro Corregedor
Lelio Bentes Corrêa nasceu em Niterói (RJ), em 3 de julho de 1965. É Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra. Ingressou no Ministério Público do Trabalho, por concurso público de provas e títulos, em 1989, onde ocupou os cargos de Procurador do Trabalho, Procurador Regional do Trabalho e de Subprocurador-Geral do Trabalho. Chefiou a Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente, e integrou o Conselho Superior do MPT. Presidiu a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho– ANPT. Atuou na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra (Suíça), como oficial de programas para a América Latina do Programa Internacional para a Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC). Foi secretário-geral da International Coalition for the Elimination of Child Labour and for Education, com sede em Washington, e membro do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (SP) e da ONG Missão Criança (DF). Coordenou a Marcha Global contra o Trabalho Infantil na América do Sul de 1997 a 1999. É Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 2003, em posto destinado pela Constituição a membros do Ministério Público do Trabalho. Em 2017, foi eleito Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho para o biênio 2018-2020.

COLETIVA DE IMPRENSA

Assunto: Resultado da Correição (Inspeção e Orientações)
Data: 05 de julho de 2019
Hora: 9h
Local: Sala de Sessões das Turmas – 1º andar do edifício sede do TRT8 (Tv Dom PedroI, nº 746)
Entrevistado: Ministro Lelio Bentes Corrêa, Corregedor Geral da Justiça do Trabalho.
Contato: 4008-7049