Justiça do Trabalho inaugura sala de amamentação, fraldário e brinquedoteca em espaço dedicado à conciliação

Espaços proporcionam atendimento humanizado de famílias nas audiências trabalhistas.
Foto do espaço para amamentação e brinquedoteca contendo livros e brinquedos.
— Foto: ASCOM8

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) inaugurou, na última sexta (12/07), três espaços dedicados ao atendimento das famílias que vêm a Justiça do Trabalho para participar de audiências de conciliação. Foram inaugurados e já estão funcionando a Sala de Amamentação, o Fraldário e a Brinquedoteca.A inauguração ocorreu ao mesmo tempo em que foram comemorados os dois anos da implantação do CEJUSC no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

A implementação dos novos espaços foi fruto de doações de juízes, servidores, advogados e até reclamadas, que viram a necessidade de um atendimento diferenciado para as famílias de trabalhadores atendidos diariamente no TRT8. "Já fizemos audiência com criança chorando, então a finalidade é acolher as famílias que vem aqui. Isso facilita para a trabalhadora que vem com uma criança e que pode utilizar  um espaço adequado para ela amamentar ou para aguardar a audiência", disse a desembargadora Walquíria Norat, coordenadora dos Cejuscs no Pará e Amapá.

A inauguração ocorreu no dia em que o CEJUSC comemorou dois anos de implantação no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. "Nesses dois anos nós passamos por diversos desafios. Inicialmente, tivemos a fase de adaptação dos novos servidores, dos advogados, dos jurisdicionados. Depois de um ano, nós conquistamos esse espaço muito mais confortável para todos e também conseguimos aprimorar todo o trabalho com cursos para os nossos 18 conciliadores e ampliamos o nosso atendimento para 16 Varas Trabalhistas de Belém. Atendemos, diariamente, advogados e jurisdicionados em 10 salas de conciliação de manhã e à tarde para dar andamento mais célere às pautas de conciliação e continuamos mantendo o índice de 40% de acordos", destacou a Juíza do Trabalho Erika Bechara, coordenadora do Cejusc Belém.

O atendimento realizado pelo Centro de Conciliação do TRT8 foi destacado durante a Correição Ordinária realizada pelo Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Corrêa. "Ele registrou que dos Cejuscs visitados o do TRT8 é um dos que têm a melhor estrutura. Nós temos um espaço adequado tanto para a realização das audiências, com um clima apropriado para a conciliação, como também um espaço confortável para os nossos servidores com sala de convivência e copa. A sala de amamentação, o fraldário foram iniciativas pensadas após nossa mudança para o Cejusc e achamos que essa seria uma forma muito boa de aproveitá-la", disse a Juíza do Trabalho Roberta Santos, coordenadora suplente do Cejusc Belém.

A servidora Isabela Almeida, que tem um bebê de um ano e meio, elogiou a iniciativa. "Eu achei  de uma sensibilidade enorme porque é muito importante haver esse acolhimento tanto para as mães quanto para os pais. Muitas vezes, eles não têm com quem deixar os filhos para comparecerem aqui na Justiça do Trabalho. E antes de existir esse espaço os pais tinham que ficar com os filhos na audiência e isso gerava um certo desconforto".

O CEJUSC Belém funciona no primeiro andar do Fórum Trabalhista de Belém, prédio localizado ao lado do edifício sede do TRT8, na Praça Brasil.  Além de Belém, os Centros de Conciliação da Oitava Região funcionam em Parauapebas e Macapá.

Veja fotos aqui.