Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá é eleito para a Academia Brasileira de Direito do Trabalho

O magistrado assumirá a cadeira de nº 30 da ABDT, que é patrocinada por Carlos de Campos, sucedendo o jurista mineiro Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena.
foto do juiz Ney Maranhão
— Foto: ASCOM8

O Juiz Ney Stany Morais Maranhão, titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá (AP), foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). A eleição ocorreu esta semana, na sede da ABDT, no Rio de Janeiro (RJ).

O magistrado assumirá a cadeira de nº 30 da ABDT, que é patrocinada por Carlos de Campos, sucedendo o jurista mineiro Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena. Na mesma ocasião, também foi eleita a Juíza Thereza Christina Nahas, do TRT2 (SP), que ocupará a cadeira de nº43, patrocinada por Henrique Stodieck e fundada por Wagner Giglio. A posse dos dois novos acadêmicos ocorrerá na cidade de São Paulo em data a ser agendada.

Academia 
A Academia Brasileira de Direito do Trabalho, antigamente chamada Academia Nacional de Direito do Trabalho, foi fundada em 10 de outubro de 1978, no Rio de Janeiro (RJ). É formada por cem juristas de diversos Estados brasileiros, além de membros correspondentes estrangeiros na Europa e em outros países da América Latina.

Carreira
Ney Maranhão está há 21 anos no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, onde ingressou com apenas 19 anos, por concurso, como Técnico Judiciário. Em 2004, após concurso público de provas e títulos, assumiu o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do TRT8. Desde 2016 atua como Juiz Titular da 2a Vara do Trabalho de Macapá (AP).

O Juiz Ney Maranhão também é Professor Adjunto do Curso de Direito da UFPA (Graduação e Pós-Graduação) e Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio científico de Doutorado-Sanduíche na University of Massachusetts (Boston/EUA). Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Università di Roma - La Sapienza (Itália). Mestre emDireitos Humanos pela UFPA.