Escola Judicial da Oitava Região inicia Capacitação Itinerante em Parauapebas

O ciclo de estudos tem como objetivo discutir temas atuais do direito do trabalho levando informação e um ambiente mais harmonioso às varas do interior.
Na foto: Uma sala de aula com alunos sentados em cadeiras verdes e um palestrante em pé em frente à lousa.
— Foto: ASCOM8

Nestes dias 02 e 3 de outubro, a Escola Judicial do TRT da 8ª Região - Ejud8 - dá sequência ao Ciclo de Estudos – 2º semestre, e chega ao Fórum Trabalhista de Parauapebas. O evento faz parte da Capacitação Itinerante 2019 que irá atingir os Fóruns Trabalhistas do Pará e Amapá mais distantes da sede do Tribunal.

Marabá foi o primeiro Fórum a receber o Ciclo de Estudos, nos dias 24 e 25 de setembro. Na ocasião estiveram presentes magistrados e servidores da Região Sudeste do Pará. A capacitação teve como foco a Reforma Trabalhista, tópicos polêmicos e reflexos na execução; comunicação harmônica e de paz; e previdência.

“Realizar as capacitações itinerantes nos Fóruns Trabalhistas mais distantes da sede é fundamental. Levamos até os magistrados e estendemos aos servidores a oportunidade de dar uma pausa na rotina, aprofundar conhecimentos técnicos e refletir sobre sua condição humana dentro do espaço laboral. Então, todo investimento financeiro e humano de nossa equipe é válido. E receber o retorno positivo é um estímulo a mais para seguirmos nossa atividade”, relatou o diretor da Escola Judicial, desembargador Luis Ribeiro.

A juíza substituta do trabalho, Marina Oliveira Assayag, ressaltou a importância da capacitação itinerante como oportunidade de reciclagem e interação com os colegas e servidores.  “A experiência de participar deste curso itinerante foi excelente, não apenas em relação aos temas abordados - temas atuais e polêmicos -, mas também para ter mais contato com os colegas de trabalho, servidores e palestrantes do tribunal. Essa interação é fundamental para formarmos um ambiente de trabalho mais harmônico e cooperativo”.

“A capacitação itinerante está sendo muito proveitosa, disponibilizando a oportunidade de interação, troca de experiências e de conhecimentos dos procedimentos adotados pelas Varas do Trabalho do Sudeste do Pará, propiciando o debate das alterações advindas com a reforma da CLT e sua aplicação ao caso concreto”, destacou Carolyne Helena Pereira Guedes, assistente de juiz em Marabá.

Ciclo de Estudos Ejud

O Ciclo de Estudos Ejud faz parte do Plano Anual de Capacitação da Escola Judicial e, este ano, apoia o Programa Trabalho Seguro, levando aos quatro fóruns contemplados o tema "comunicação para a paz", inserido no contexto da Campanha Nacional do programa que é “Violência no Trabalho - Enfrentamento e Superação”; bem como em atendimento à Resolução nº 207/2015 do CNJ que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

 

Calendário da capacitação Itinerante:

24 e 25/09/19 – Fórum Marabá

02 e 03/10/19 – Fórum de Parauapebas

08 e 09/10/19 – Fórum de Santarém

14 e 15/10/19 – Fórum de Macapá