Conto escrito por Juiz do Trabalho da Oitava Região é premiado em evento nacional
O Juiz do Trabalho Vanilson Rodrigues Fernandes, substituto da 10ª Vara Trabalhista de Belém, foi um dos premiados na primeira edição do Prêmio Nacional de Literatura para Magistrados, realizado pela Academia Paulista de Letras (APL) e pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). A premiação ocorreu, em maio, durante o VII Encontro Nacional de Juízes Estaduais - ENAJE, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O concurso literário, promovido em comemoração aos 70 anos de parceria entre a APL e a AMB, abordou o tema "A Magistratura na sociedade brasileira entre o real e o ideal" e teve a participação de 140 magistrados de várias regiões do país que inscreveram 59 poesias, 36 crônicas e 45 contos.
As obras concorrentes passaram pelo processo de leitura e julgamento pela Comissão de Jurados da APL. Por unidade da Federação, o Rio Grande do Sul figurou com o maior número de obras enviadas (16), seguido por São Paulo (14), Minas Gerais (12) e Bahia (10).
O magistrado do TRT8 concorreu à premiação com o conto "O Informaticídio", de sua autoria, que narra as desventuras de um personagem que não consegue se adaptar ao processo de informatização do seu trabalho. Para escrever a obra, o Juiz se inspirou em fatos presenciados em uma das unidades da Justiça do Trabalho na Oitava Região. "Na época os processos eram físicos e se anunciava a chegada do Processo Judicial Eletrônico (PJE), a virtualização chegando nas unidades. Muitos servidores estavam preocupados se conseguiriam se adaptar a essa nova realidade, um novo modo de trabalhar. Um dos servidores mais antigos que já havia passado pelo processo de mudança desde a máquina datilográfica, elétrica, computador chegou a cogitar sua aposentadoria, pois sempre trabalhando com processos físicos ele disse que não se adaptaria a este processo de virtualização. De modo que já relatava dificuldades com o processo de virtualização que havia ocorrido, então tinha muita dificuldade de lidar com a tecnologia".
A obra "O Informaticídio" ficou com a segunda colocação na categoria "conto". As obras vencedoras serão reunidas em um livro a ser publicado pela AMB, ainda neste ano, em comemoração ao aniversário de 70 anos da Associação.