Congresso Luso-Brasileiro é realizado na Justiça do Trabalho em Belém

Evento homenageou o centenário de dois juristas paraenses.
Foto: Mesa de abertura do congresso formado por dez juristas.
— Foto: ASCOM8

Começou nesta quarta-feira (09/10), no auditório Aloysio da Costa Chaves do TRT8, em Belém, o 8º Congresso Luso-Brasileiro de Direito. Com o tema "A Constituição: de Roma à Atualidade", o evento faz uma homenagem ao centenário dos juristas paraenses Silvio Meira e Orlando Bitar.

No início do congresso, após a formação da mesa com a presença de dez convidados, houve a execução do Hino Nacional e do Hino do Instituto Silvio Meira, instituição promotora do evento. A melodia e a letra da música são de autoria do desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca e enaltecem a trajetória do jurista paraense.

Como parte da homenagem ao centenário dos dois juristas, foram exibidos dois vídeos com depoimentos de professores de direito, reitores de universidades, advogados e familiares sobre a vida e a carreira de Silvio Meira e Orlando Bitar.

A abertura foi feita pelo desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, decano do TRT8, que se disse emocionado ao lembrar que estudou com os dois juristas e que ambos têm sua importância para o Direito Brasileiro. "Para falar de Silvio Meira eu tenho que abrir o coração. Silvio Meira tinha também parentesco com a minha terra tão querida, meu encanto, minha vida, Santarém do meu amor, porque a família dele tem raízes em Santarém. E para homenageá-lo fiz o hino ao Silvio Meira. E um detalhe que vou revelar aqui. O meu pai Wilson Fonseca, o maestro Isoca, fez o Hino da Escola Orlando Bitar na década de 80. Então, ambos estão homenageados pela nossa família. Parabéns a todos e ao instituto Silvio Meira e a esses dois personagens que nos honram e que integraram esta casa. É impossível a Justiça do Trabalho não estar extremamente homenageada também e o povo paraense por esses dois grandes juristas", declarou.

O presidente do Instituto Silvio Meira, André Meira, disse que o momento era especial. O advogado agradeceu ao Tribunal Regional do Trabalho por sediar o congresso e fez a entrega de títulos beneméritos a três pessoas muito importantes e que incentivaram o Instituto. Os homenageados foram a professora da PUC de São Paulo Maria Helena Diniz; a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, instituição jurídica mais importante das Américas , Rita Cortez ; e o promotor de justiça e procurador do Ministério Público do Estado Antonio Maria Cavalcante, falecido há dois anos, que recebeu homenagem pós mortem.

A conferência magna de abertura "Os Conflitos de Normas e a Polêmica do Diálogo das Fontes" trouxe os ensinamentos da jurista Maria Helena Diniz, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e uma das maiores autoridades do Direito Civil Brasileiro. "Estar aqui é uma honra enorme. É um privilégio receber esse título emérito do Instituto Silvio Meira".

Congresso

O VIII Congresso Luso-Brasileiro de Direito é uma parceira do TRT8 e ISM e acontece nos dias 09 e 10 de outubro de 2019 no auditório Aloysio Chaves, no edifício sede do TRT8. O evento homenageará o centenário de nascimento dos juristas paraenses Silva Meira e Orlando Bitar, que atuaram nas Juntas de Conciliação e Julgamento na década de 40, no surgimento da Justiça do Trabalho na oitava região.

Vejas fotos aqui.