Comissão do TRE convida Presidente do TRT8 para evento que vai discutir  participação feminina no Poder Judiciário

Debate tem como tema "Um novo olhar sobre a mulher contemporânea e seus desafios na sociedade" e contará com a participação de especialistas de diversas áreas.
Foto: Da esquerda para a direita, Presidente do TRT8  Pastora Leal, Juíza do TRE Luzimara Costa e servidora do TRE Ingrid Brito.
— Foto: ASCOM8

Representantes da Comissão de Incentivo à Participação Feminina na Justiça Eleitoral, criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), estiveram nesta terça (20) no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região para convidar a presidente do TRT8, desembargadora Pastora Leal, para participar do evento "Um novo olhar sobre a mulher contemporânea e seus desafios na sociedade".

O convite foi feito pela Juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Pará,Luzimara Costa, e pela Secretária da Presidência do TRE, Ingrid Agrassar Houat de Brito, que integram a Comissão de Incentivo à Participação Feminina na Justiça Eleitoral.

A Comissão é uma das ações resultantes da Resolução nº 255/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. O dispositivo estabelece que os ramos do Judiciário devem criar comissões específicas para o desenvolvimento de ações que promovam igualdade de gênero no ambiente institucional.

A Resolução, de setembro de 2018, foi instituída levando em conta a importância da criação de espaços democráticos e de igualdade entre homens e mulheres dentro do âmbito do Judiciário.  Editada ainda na gestão da ministra Carmen Lúcia, a Resolução considerou os dados levantados pelo CNJ sobre a representatividade feminina na ocupação de cargos no Poder Judiciário, que demonstra a assimetria existente, bem como a ratificação do Brasil à Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, através do Decreto nº 4.377/2002.

Diálogos- Com o tema "Um novo olhar sobre a mulher contemporânea e seus desafios na sociedade", a mesa contará com a participação de especialistas de diversas áreas, todos abordando a importância da efetiva participação da mulher na sociedade. Já estão confirmadas a psicóloga Léa Sales e a procuradora da República Nayana Fadul, também integrante da Corte Eleitoral,que discorrerá sobre a participação feminina no processo eleitoral. Será o primeiro evento organizado pelo TRE do Pará com o objetivo de aproximar a sociedade da temática, promovendo debates que levem à reflexão e à promoção da equidade de gênero.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site do TRE e estão abertas aos públicos interno e externo. Para o público interno, a participação no evento gera horas para adicional de qualificação e será emitido certificado digital da participação ao público externo.

Serviço:

 "Um novo olhar sobre a mulher contemporânea e seus desafios na sociedade"

Dia: 27 de agosto
Hora: 9h30
Local: Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Pará
Endereço: Rua João Diogo, 288 – Campina
Inscrições: www.tre-pa.jus.br

(Texto com informações da Ascom do TRE)