TRT8 realiza o seu segundo Leilão Unificado do ano

O Leilão Unificado ocorre dia 8 de agosto na sede do TRT8
Arte com fundo branco escrito em verde claro leilões da justiça do trabalho 2018

No dia 8 de agosto de 2018 a Central de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão do TRT8 realiza o segundo Leilão Unificado do ano. Assim como ocorreu em abril, o leilão será presencial e eletrônico, ou seja, os participantes podem dar lances presencialmente, comparecendo no auditório do Tribunal, ou por meio do site da empresa Hasta  Vip, que foi nomeada pelo juízo da Central para realizar o leilão.

Nos leilões que ocorrem na Justiça do Trabalho o interessado pode adquirir bens penhorados, ligados a processos que estejam em fase de execução, não sedo feito entre as partes do processo. Apesar de ser intermediado pela empresa Hasta Vip, a arrematação no leilão unificado depende da homologação do juízo da Central de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão de Belém e Ananindeua, que acompanhará todo o processo.

A mudança no modelo de leilões, que antes era realizado totalmente pelos servidores da Central, era uma necessidade da 8ª Região para melhorar a prestação jurisdicional que estava sendo afetada pelo formato tradicional dos leilões que aconteciam no TRT8, proporcionando o alcance de melhores lances para os itens disponibilizados. Com a mudança para o modelo presencial e eletrônico, foi aberta a possibilidade do recebimento de lances que pudessem vir de qualquer localidade do Brasil, por intermédio do site da empresa nomeada.

Segundo a juíza Nazaré Medeiros Rocha, diretora da Central de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão de Belém e Ananindeua, os leilões que ocorriam no modelo antigo, eventualmente não supriam as necessidades das varas: “Esse leilão unificado tinha uma abrangência muito restrita, porque só atingia o público presencial que comparecia no depósito público do Tribunal. O público que comparecia a esses leilões era um público limitado e, muitas vezes, a gente não vendia a totalidade dos bens que nós colocávamos em leilão, ou nós os vendíamos por um preço inferior ao preço da avaliação, em razão de não conseguirmos lance”, afirmou a magistrada.

Com o novo modelo, os interessados já podem dar lances pelo site da empresa, onde podem ver uma foto e as descrições do bem, ou então presencialmente, na data do leilão. Tudo acontece simultaneamente e todos os participantes têm a mesma chance de arrematar o bem.

Esse é o segundo Leilão Unificado Presencial e Eletrônico do TRT8. O primeiro foi realizado em abril deste ano, quando foi vendido o total de 59 bens e arrecadados R$ 89.810,00. A diretora da Central de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão, do TRT8, afirma que a expectativa para o próximo leilão é ainda melhor. “Estamos com uma expectativa de que esse leilão seja até um pouco melhor que o leilão anterior, porque como foi o primeiro, as pessoas não estavam bem acostumadas com a forma, com a metodologia utilizada. Então algumas ainda ficaram tímidas em mandar  propostas, não sabiam como operar o site, mas  agora nós achamos que a população, a comunidade em geral, já está mais acostumada e nós conseguimos fazer essa divulgação de que está havendo leilão eletrônico no TRT8. Eu acredito que agora esse segundo leilão consolide essa tendência à divulgação nacional, e que tenhamos mais participantes no leilão."

O Leilão Unificado também integra as ações do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região para realização da Semana Nacional de Execução Trabalhista, a se realizar em setembro deste ano, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Como participar?
Quem já se cadastrou para o primeiro leilão unificado presencial e eletrônico, que ocorreu em abril, não precisa se cadastrar novamente. Quem não se inscreveu pode se cadastrar  a qualquer momento no site da empresa Hasta Vip e preencher o formulário de maneira simples. Além disso, quem comparecer no auditório do TRT8 no dia do leilão e ainda não tiver feito o cadastro, vai poder se cadastrar normalmente para participar do leilão.

Quem pode e quem não pode participar?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar de um leilão, desde que maior de 18 anos e capaz e que esteja na livre administração de seus bens.

Não podem participar as pessoas que constam no Art. 690-A do Código de Processo Civil, que são os tutores, curadores, testamenteiros, administradores, síndicos ou liquidantes, Juízes, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, etc.

Onde ver os bens?
Para este leilão estão disponíveis imóveis, veículos, embarcações, entre outros bens. Alguns podem ser visitados no depósito público do TRT8 na rua Cláudio Sanders, 1110. Ou também acessando a página da empresa Hasta Vip.

Data: 08/08/2018
Hora:10h
Local: Auditório do TRT8, localizado no 1º andar do edifício-sede. (Tv. D. Pedro I, 746 - Umarizal).
Sitehttps://www.hastavip.com.br/home/0/PA/0/0/0