TRT8 é vencedor do Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2018

A série "Direitos Animados", do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região foi a vencedora do Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
Assessores de Comunicação dos Tribunais do Trabalho.

A série "Direitos Animados", do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região foi a vencedora do Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, entregue na última sexta-feira (22), em cerimônia realizada em Cuiabá (MT), no encerramento do Conbrascom 2018, que teve como tema “Como emplacar resultados em Comunicação”, e reuniu mais de 170 profissionais de Comunicação do sistema de Justiça brasileiro – Tribunais, Ministérios Públicos, Defensorias, Conselhos e entidades representativas de magistrados, procuradores, servidores e da advocacia – além de estudantes e pesquisadores da área. Foram 108 instituições representadas, um recorde do evento que promoveu a sua 14ª edição.

O 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça alcançou neste ano de 2018 o recorde de 286 trabalhos inscritos, com algumas categorias bastante disputadas, com algumas contando com mais de 30 concorrentes. O Grande Prêmio é concedido ao projeto escolhido como o melhor dentre todos os finalistas, assim, o TRT8 superou os demais projetos que concorriam em suas categorias, todos trabalhos muito bem elaborados e com excelentes apresentação e resultado. 

Para o Assessor de Comunicação Social do TRT8​, Edney Martins, que coordenou a equipe que desenvolveu o projeto, ​trazer o Grande Prêmio para a Justiça do Trabalho da 8ª Região é o reconhecimento de um trabalho que tem por principal objetivo levar à população informação com qualidade e de forma inovadora, utilizando linguagens que alcancem públicos diversos. “Este prêmio é o mais disputado e todos aguardam a informação de quem o levará para casa, e o disputamos com instituições de portes variados, algumas delas contando com estruturas que possuem bem mais que o triplo de profissionais que temos na Ascom8 e ainda contando com o apoio de agências de publicidade ganhadora de leão em Cannes, então é motivo de muito orgulho essa vitória, porque ​significa que desenvolvemos um ​trabalho de destaque entre tantos feitos no Brasil, especialmente porque o corpo de jurados é formado por profissionais de comunicação de diversas partes do país, acostumados a lidar no seu dia a dia com diversas linguagens. ​E, por contarmos com uma equipe reduzida, isso tem um sabor melhor, pois mostra que é possível sermos criativos com pouco orçamento, e ainda valorizamos o trabalho de nossa região, porque o Cássio Tavernard, cineasta que esteve conosco nesse processo, teve o seu trabalho visto por todo o Brasil. ​Para isso, aliás, foi fundamental conta​r​mos muito com o apoio da Presidência, do Programa Trabalho Seguro e do setor administrativo do TRT8. Sem eles não teríamos conseguido concluir os trabalhos no ano de 2017, nem teríamos recursos para isso.“

Para a desembargadora Suzy Koury, presidente do TRT8, grande entusiasta do projeto,​ é uma grande satisfação ver essa iniciativa vencedora de um prêmio tão importante como esse, e destaca o potencial de uso. ”Estes vídeos são um sucesso desde o seu lançamento, e gradativamente têm sido utilizados pelo TRT8 de diversas maneiras, ​seja nas visitas guiadas, nos eventos realizados em nosso auditório, como nas divulgações em nossas redes sociais, e já estamos ampliando nossa parceria para que sejam usadas nas TVs, como a rede Cultura. Também os levaremos para maior conhecimento dos demais presidentes e corregedores dos TRTs, em reunião do Coleprecor, por vislumbrar nesse material uma excelente forma de linguagem que pode ser utilizada na comunicação da Justiça do Trabalho como um todo."

​Gravados em 3D, os desenhos foram desenvolvidos ​com recursos ​oriundos da Comissão do Programa Trabalho Seguro e da Assessoria de Comunicação do TRT8​, atendendo demanda de elaboração de material para valorização da Justiça do Trabalho, bem como de ampliação da visibilidade sobre as ações desenvolvidas por duas de suas Comissões Regionais, a de Trabalho Seguro e a de Combate ao Trabalho Infantil​.

​Para o desembargador Sérgio Rocha, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro na 8ª Região​, o material está tendo grande receptividade e contribui para ​aproximarmos a Justiça do Trabalho com a população, a partir do esclarecimento de seus direitos. “Divulgar ​a Justiça do Trabalho, seu papel e ​o aplicativo SimVida desta maneira contribui para o desenvolvimento de uma cultura de segurança possibilitando uma atuação em conjunto​, envolvendo um público importante, como o infanto-juvenil. Além disso, esse material pode ser utilizado como instrumento pedagógico em escolas de todas as regiões do Pará e do Amapá​, especialmente como o prêmio, pois amplia a visibilidade dessa nossa ferramenta e abre o leque de parceiros novos, como o Ministério Público de Alagoas, que já manifestou interesse em usar o aplicativo nas suas ações de fiscalização de crimes ambientais na região do rio São Francisco”.

O cineasta Cássio Tavernard, que desenvolveu os desenhos​ a partir de roteiros elaborados em conjunto com a equipe da Ascom do TRT8, foi fundamentalmente importante para este resultado e para a qualidade do trabalho o processo de criação conjunto desenvolvido entre ele e o TRT8. A troca de informações com a equipe de Assessoria de Comunicação do Tribunal foi muito importante por trazer o conteúdo de maneira correta. “Foi um processo criativo junto com a ASCOM. Eles me davam uma demanda, eu fazia uma proposta de narrativa e eles iam me ajudando na maneira que essas informações precisavam ser tratadas para chegar diante do público. Tem a questão da limitação do tempo, às vezes temos muita informação para colocar, e somente trinta segundo​s​ para contar essa história, mas no final acredito que tem muito do que a gente queria​", finalizou.

Ananda Nunes, estudante de direito da CESUPA, nunca tinha visto os vídeos e adorou. “Achei muito legal, uma maneira dinâmica de falar da Justiça do Trabalho. Ficou fácil de entender os objetivos da Justiça do Trabalho e o que ela fornece.”

​É a segunda vez que o TRT8 traz o Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça para casa. A primeira vez foi em 2015, quando foi finalista na categoria Inovação e, além de vencer o prêmio da categoria com o projeto do "Aplicativo SimVida", também trouxe com o mesmo projeto o Grande Prêmio. 

Veja um pouco do que aconteceu no XV Conbrascom na matéria elaborada pelo TRT da 23ª Região.

Veja as fotos no flickr do TJ MT. Clique aqui.

Veja os vídeos da Série Direitos Animados premiada:

Video1 - JUSTIÇA NOSSO TRABALHO

A animação acontece no Ver o Peso e tem como mensagem principal o papel da Justiça do Trabalho: julgar todas as questões com agilidade. Afinal, JUSTIÇA É O NOSSO TRABALHO.

Vídeo 2 -  CRIANÇA, EDUCAÇÃO, DIVERSÃO E ARTE 

A animação passa na Beira do Rio, localizada em uma ilha perto de Belém. As informações são específicas sobre Combate ao Trabalho Infantil  e a mensagem principal “ É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar às crianças oportunidade de pleno desenvolvimento.

Vídeo 3 - “O SEGURO MORREU DE VELHO” 

A animação acontece no Ver o Peso e apresenta informações específicas sobre Segurança no trabalho. A mensagem principal é estimular o uso do aplicativo SimVida como ferrament​a de segurança.