TRT8 abre worshop nacional sobre módulo iGest

Na manhã desta segunda-feira (03) o TRT8 abriu o primeiro dia do Workshop Nacional sobre o módulo de utilização do iGest no Sistema Hórus.
worshop nacional módulo iGest

Na manhã desta segunda-feira (03) o TRT8 abriu o primeiro dia do Workshop Nacional sobre o módulo de utilização do iGest no Sistema Hórus. A maioria dos Tribunais Regionais do Trabalho enviaram magistrados e servidores para que conhecessem mais detalhadamente a metodologia de utilização do sistema, criada pela equipe de técnicos do TRT8. 

A mesa oficial do evento foi composta pela desembargadora presidente do TRT8, Suzy Koury, o Coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, Rodopiano Neto, o diretor do Fórum de Belém, juiz do Trabalho Itamar Fernandes, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Rêgo, e a secretária da corregedoria regional, Liliane Calixto.

Em seu discurso de abertura, a presidente do TRT8 ressaltou que por trás dos números existe o trabalho de muitos servidores. “É esse dia a dia que precisa ser revelado. Por trás desse dia a dia existe trabalho, dedicação, planejamento. Nossa preocupação maior é saber o que podemos fazer para que as pessoas trabalhem melhor. Os números são um instrumento de gestão e eles nos revelam o que está acontecendo em nosso Tribunal e como podemos agir para melhorarmos”, enfatizou a presidente, dando as boas-vindas a todos os presentes.

Rodopiano Neto, Coordenador de Gestão Estratégica, destacou a importância do Módulo iGEST como uma melhoria nos processos através do uso da ferramenta. " O módulo iGEST busca, de maneira clara, fazer o alinhamento das unidades a essas estratégias nacionais do Poder Judiciário, e, por meio desse sistema, a unidade pode entender quais os processos que estão impactando no seu resultado, trabalhando nesses processos e melhorando a prestação jurisdicional".

A Secretária da Corregedoria do TRT8, Liliane Calixto, afirma que a ferramenta é essencial para alinhar processos e abrir horizontes para os fatores que podem interferir nos resultados. "A ferramenta Hórus foi essencial para consolidar o modelo de gestão, com foco nos resultados para identificar qual o fator está impactando a unidade no alcance da meta. Serve para abrir os horizontes em relação ao que é necessário fazer".

A juiza Kelly Dias Estabulho do TRT24 é de Rio Brilhante-MS, e esteve presente no Workshop Nacional em Belém. A magistrada contou que se sentiu bem recebida e lembrou que o workshop trouxe uma realidade diferente da que ela vive na Vara em que atua. "O workshop está trazendo uma realidade diferente da nossa, com a implantação de estratégias que elevam a produção e entendendo as que podem ser utilizadas para uma melhor efetividade no tribunal", concluiu.

Fabiana Santos, Coordenadora de Gestão Estratégica do TRT10, agradeceu pela participação no workshop e ressaltou dizendo que este é um momento de integração e de entender a visão sistêmica nos TRT's, "O TRT8 está de parabéns pela iniciativa, e o nosso TRT10 está acompanhando o TRT8: de que maneira está sendo feito, com que grau de transparência e efetivação. O momento é de integração, desenvolvendo também a visão sistêmica que está muito presente na Oitava Região, aplicando ainda para os outros TRT's. Foi incrível", destacou a servidora.

O primeiro dia do evento contou com a participação de mais de 100 magistrados e servidores da Justiça do Trabalho e de tribunais parceiros, como o TJ do Pará. Cerca de 50 participantes são oriundos dos diversos Tribunais Regionais do Trabalho brasileitos. A programação se estende atá amanhã (04), com a realização dos paineis sobre teletrabalho, liquidação de sentenças, aspectos práticos de utilização do Sistema Hórus, entre outros.

 
Veja a programação completa aqui.

Veja as fotos no Flickr do TRT8.