Projeto TRT8 Ecocelpa faz a última campanha do ano
O projeto TRT8 Ecocelpa, desenvolvido pela Seção Socioambiental do TRT8, em parceria com a Celpa, recebe materiais recicláveis na última etapa da campanha este ano. A equipe do projeto montará o posto de coleta no hall de entrada do edifício sede e no estacionamento do Tribunal, no próximo dia 17 de dezembro, de 8h às 12h.
No posto de coleta, magistrados, servidores, terceirizados e pessoas interessadas em doar material reciclável poderão se cadastrar no projeto e doar os itens que foram previamente separados em casa. Para isso, basta trazer os recicláveis para a pesagem da equipe do projeto, que procederá o crédito a ser computado para desconto na conta de luz do participante.
É isso mesmo! Quem participa do projeto ganha descontos na conta de energia elétrica, proporcional à quantidade de materiais trazidos. Mesmo sendo um valor simbólico, a participação é uma forma de despertar para a necessidade de destinação sustentável dos resíduos que podem ter um reaproveitamento, gerando renda e sustento para famílias que vivem da reciclagem.
A consciência ambiental, marcada pela implantação de projetos sustentáveis que buscam despertar nos magistrados e servidores uma nova forma de se relacionar com os bens da natureza, tem sido a tônica das últimas administrações do Regional, que abrange os estados do Pará e Amapá. Nesse sentido, a seção socioambiental tem realizado projetos e firmando parcerias com diversas entidades.
Parceria - A parceria com o Ecocelpa é uma iniciativa da Presidência e da Seção Socioambiental do TRT8. Para participar do projeto basta trazer uma conta de energia elétrica e se cadastrar. No cadastramento, você recebe um cartão do projeto e já pode doar os recicláveis em qualquer dos pontos do Ecocelpa espalhados pela cidade. O material que deve ser separado é plástico, papel, metal, óleo de cozinha e embalagens tetra
pak. Todo o material é pesado e o bônus é creditado na conta de energia elétrica. Esse material deve ser entregue limpo e separado por tipo. A destinação dos resíduos é responsabilidade do projeto Ecocelpa, que encaminha tudo para as empresas que aproveitam e fazem novo uso desses resíduos.
Itens que podem ser doados:
Plástico: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas,
potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares.
Metal: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de
ferro.
Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão.
Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou
achocolatados.
Resíduo orgânico: óleo de cozinha usado (pode ser acondicionado em
garrafas pet).
O que NÃO pode: Vidro, fita crepe, papéis sanitários, papéis plastificados, papéis sujos, guardanapos, isopor, embalagem metalizadas
(café), baterias, pilhas, óleo lubrificante, embalagens de inseticidas, lixos perigosos (industrial ou hospitalar), lâmpadas, Pneus, tecidos, Tintas, Restos alimentares.
Projeto Ecocelpa em parceria com o TRT8
Data: 17 de Dezembro de 2018
Hora: 8h às 12h
Local: Térreo do Edifício Sede do TRT8 (em frente à Ouvidoria).