Palestra e lançamento de livro encerram a VI Semana Institucional da magistratura do TRT8
A VI Semana Institucional da Magistratura do TRT8 terminou nesta quarta-feira, 14 de novembro, com a realização da palestra de encerramento e o lançamento de uma publicação importante para os juízes que atuam na Justiça do Trabalho.
O desembargador Luiz Alberto de Vargas, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, foi o palestrante do último dia do evento. Ele falou sobre "O Que a Sociedade espera do Judiciário?". Ao ser questionado sobre o tema da palestra, o desembargador respondeu que o Judiciário tem papel preponderante nos conflitos, e que a sociedade espera muito desse poder. "Atualmente, o protagonismo do Judiciário é maior ainda por conta da evidente divisão da sociedade. Hoje há a expectativa de que muitas soluções políticas, que deveriam ser resolvidas no parlamento, acabam no Judiciário. A sociedade espera do Judiciário uma competência, uma atenção às necessidades sociais, uma compreensão da realidade econômica social política do país e o entendimento da Constituição. Talvez, assim, acima do que os próprios magistrados possam dar neste momento, já que os desafios são grandes e as dificuldades muito maiores",afirmou o desembargador.
Além da palestra, houve o lançamento do livro "Manual Prático das Audiências Trabalhistas". A obra, publicada pela Editora Revista dos Tribunais, foi escrita por juízes que atuam nos Tribunais Regionais do Trabalho do Pará e Amapá, Brasília e Goiás. O livro, de autoria dos juízes do trabalho Ney Maranhão (TRT8), Antônio Umberto de Souza Júnior (TRT10),Fabiano Coelho de Souza (TRT18) e Platon Teixeira Neto (TRT18), revela, de forma prática, como se dá a atuação da Justiça do Trabalho. "O livro mostra a dinâmica da conciliação, a questão dos gestos, dos olhares, questões jurídicas importantes, como lidar com testemunhas, como é que é a abertura de uma audiência, um bom encerramento de uma audiência. Então, o livro traz uma riqueza prática que nós sentimos necessidade numa obra", disse o juiz Ney Maranhão.
A desembargadora Pastora Leal, eleita presidente do TRT8 para o biênio 2018/2020, participou das atividades da Semana, que é voltada para o aperfeiçoamento dos juízes que atuam na Justiça do Trabalho no Pará e Amapá. A presidente eleita destacou a importância da realização da Semana Institucional. "A primeira delas é estabelecer canal de diálogo com o primeiro grau, essa comunicação com os magistrados da região inteira, Pará e Amapá. Num segundo momento seria uma oportunidade de aperfeiçoamento, de debates acerca da própria legislação, e hoje com mais razão, por conta da reforma. Então, para que nós possamos estabelecer algumas metas, algumas perspectivas em relação a isso,todos os anos nós temos a semana institucional", concluiu a desembargadora.
A VI Semana Institucional da Magistratura foi realizada de 12 a 14 de novembro na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho, EJUD. A programação contou com palestras, painéis, lançamento de livros e um workshop. Um dos nomes de destaque do evento foi o economista Marcio Pochmann, convidado do Painel “Cenário Pós-Reforma Trabalhista”.
Veja fotos aqui.