Novos servidores do ​TRT8 passam por Ambientação Funcional

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região ​realizou​,​ nas últimas segunda (03) e terça-feira (04), a Ambientação Funcional de 27 novos servidores que tomaram posse ​no dia 03 de outubro de 2016, como técnicos e analistas judiciários da Justiça do Trabalho da 8ª Região. Realizada pela Escola de Capacitação Itair Sá da Silva, a ambientação funcional tem como objetivo apresentar aos servidores a estrutura organizacional do Tribunal e as políticas institucionais.

​N​a segunda-feira (03), logo após a Solenidade de Posse, os servidores conheceram ​as atribuições da Diretoria-Geral, d​o Planejamento Estratégico e o Modelo de Gestão do Tribunal, as Políticas Institucionais da Comissão de Ética, da Corregedoria Regional, de Tecnologia da Informação, de Segurança Institucional.

Na terça-feira (04), os novos servidores conheceram as Políticas Institucionais de Comunicação Social, Entidades Corporativas: SINDJUF, CREDJUSTRA e ASTRA, a Política Institucional de Gestão de Pessoas, o Sistema de Saúde (CODSA e PAS), o FUNPRESP-JUD e a Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos. No mesmo dia, ainda pela manhã, os servidores fizeram uma visita monitorada no Tribunal e nas Varas Trabalhistas.  Os servidores foram aprovados no Concurso C-335/2015​,​ e​ já ​ inicia​m suas atividades em suas lotações ​​no dia 05 de outubro.

Comissão de Ética na Ambientação

Durante o primeiro dia da Ambientação Funcional, a Comissão de Ética, composta pelas servidoras Ena Duque, Mônica Guimarães, Simone Pípolos e Luciana Correia, apresentou a Palestra ​"​Ética no Serviço Público​"​. “Ética é a expressão que construímos em nossos atos no dia-a-dia. Desde o bom dia a um colega de trabalho ou jurisdicionado até a análise de um processo judicial e/ou administrativo. Você deve atuar sempre com todos os princípios éticos”​,​ ​destacou Ena Duque.

A Comissão de Ética na nova composição foi constituída em 2016 com um mandato de dois anos e a sua participação na Ambientação é fruto do plano de trabalho elaborado pela Comissão e validado junto à Secretaria de Gestão de Pessoas e à ECAISS​. “Tínhamos a missão de elaborar um plano de trabalho. Dentro do plano elaborado, sugerimos capacitação sobre o assunto Ética. Como não temos ​recursos orçamentários disponíveis, incluímos o tema na ambientação dos novos servidores, aprendizes e elaboração de curso EAD​, e aqui estamos apresentando o assunto para os novos servidores do TRT8​. E por isso estamos aqui.” explicaram os integrantes da comissão.

Segundo Simone Pípolos, integrante da Comissão e também Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, a ambientação funcional está passando por uma reformulação. “A parte da ética era falada por vários gestores. Totalmente desmembrada. Agora,​ com a comissão​,​ a intenção é que o assunto ​seja um item da programação, apresentado pela Comissão.”

Segundo Luciana Correia, os servidores foram muito receptivos e contribuíram durante a palestra. Os servidores presentes comentaram que o assunto Ética caiu na prova do Concurso e por isso já tinham uma noção. “Ter este momento único com a Comissão de Ética faz com que os novos servidores percebam que o Código de Ética é importante para o tribunal”.

A ​outra ​integrante da ​Comissão de ​É​tica, Mônica Guimarães, relembrou que ética está incluída no seu posto de trabalho, no dia-a-dia. “As pessoas devem se preocupar em atuar com ética e seguir os normativos da instituição.”

Ricardo Azevedo, novo servidor que assistiu a palestra, disse ter achado a comissão muito acessível e a apresentação muito agradável. “Elas explicaram bem a questão do comportamento entre servidores e o público, nosso cliente.”

Veja as fotos no Flickr do Tribunal TRT8.