Desembargador decano do TRT8 entrega Hino da Faculdade Uninassau
O desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, decano do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, é o compositor do Hino do Centro Universitário Mauricio de Nassau (Uninassau), instituição que pertence ao Grupo Ser.
As partituras do Hino da Uninassau foram entregues na manhã desta quarta-feira (19) pelo desembargador aos representantes da Faculdade, em Belém. Estiveram no gabinete do desembargador, no edifício sede do TRT8 em Belém, a reitora da Universidade da Amazõnia (UNAMA) e diretora regional do Grupo Ser , Betânia Fidalgo; o Pro-reitor de Ensino da Unama, Jeferson Bacelar, e o Diretor da Uninassau, Éden Ferreira.
A reitora da Unama, Betânia Fidalgo, disse que é uma honra para o Grupo Ser ter mais uma composição de autoria de Vicente Malheiros, pois ele é um ícone da justiça brasileira e também da arte e da cultura da região amazônica. "Hoje é um dia especial para o Grupo Ser e para as faculdades da Uninassau. Estamos envaidecidos primeiro do aceite dele, segundo por ter acesso a esse hino. Eu tenho certeza que vai representar toda a trajetória da Faculdade Maurício de Nassau no Brasil, é uma instituição que tem 15 anos, a primeira do Grupo Ser fundada pelo Janguiê Diniz. Então, nós estamos felizes. A palavra é gratidão, agradecemos ao Vicente Malheiros e podemos dizer a ele que ele faz parte dessa história", disse a reitora.
O diretor da Uninassau no Pará, Éden Ferreira, considerou uma honra a homenagem ter uma música símbolo para representar nacionalmente a faculdade, que tem mais de sessenta unidades espalhadas pelo Brasil inteiro. "É uma honra estar aqui representando todo o corpo docente e discente das unidades Uninassau de todo o Brasil. Não tínhamos um hino para as solenidades e sentimos a necessidade de honrar a instituição com um hino."
Decano do TRT8, o desembargador Vicente Malheiros é autor da letra e da música e conta que escreveu a composição a pedido do fundador e reitor da Uninassau, o professor e empresário Janguiê Diniz. O Hino da Uninassau foi composto com dois arranjos: para canto e piano e para canto, orquestra, percussão e piano.
O desembargador, que tem mais de 40 anos de atuação na Justiça do Trabalho, também foi professor por quase 30 anos da Universidade da Amazônia. "Me senti muito honrado com o convite para compor este Hino porque o Hino é um símbolo de uma instituição como a bandeira, o escudo. É uma espécie de homenagem que a gente se sente prestando para o Centro Universitário Maurício de Nassau."
Na década de 90, o pai e o irmão de Vicente Malheiros foram os compositores do Hino da Unama. Agora, a família de músicos também deixa para as futuras gerações uma música em homenagem a outra instituição que faz parte do Grupo Ser. Para o desembargador é uma forma de retribuir tudo que a Unama proporcionou em sua vida."A satisfação é de ofertar essa obra e ver um dia alguém cantar. É o mínimo que eu poderia fazer por tudo que a Unama me proporcionou, de poder me realizar na Universidade. Me deram a chande de retribuir através dessa homenagem, compondo o Hino da Uninassau", declarou.
No Pará, a Uninassau Belém iniciou suas atividades em 2011 ofertando cursos em diversas áreas. O curso de Direito da faculdade tem colocado no mercado muitos profissionais da área jurídica ocupando importantes funções no setor público.