Campanha para doação de medula óssea, realizada em Belém e Macapá, faz sucesso no TRT8.
A campanha, tem o objetivo de aumentar o número de voluntários no Registro Nacional de Medula Óssea, (REDOME) e faz parte das ações desenvolvidas pelo Tribunal junto ao Hemopa e Hemoap, para aumentar as chances de se encontrar um doador para o servidor do TRT8, Felipe Alves, que está fazendo tratamento para se curar de uma Leucemia Mielóide Aguda.
Em Belém, na quarta-feira, 13 de junho, a equipe do Hemopa ficou localizada na Ouvidoria-Regional durante toda a manhã, para fazer o cadastro e a coleta de 5ml de sangue dos candidatos, utilizado para análise do HLA do voluntário. A meta de cadastrar 100 novos voluntários foi alcançada, sendo realizado 133 novos cadastros e 30 atualizações cadastrais.
O cadastro no REDOME é o primeira etapa para a doação, que pode ou não acontecer. Nessa etapa o voluntário se coloca à disposição para a doação, caso haja algum paciente compatível com ele no banco de dados. Juciara Farias, assistente social e gerente de captação do Hemopa, afirma que é difícil encontrar a compatibilidade, mas só é possível se houver voluntários. “O Tribunal está nessa causa para estimular os seus servidores e o público que frequenta aqui diariamente para que tenham essa iniciativa do registro para doador de medula óssea. A possibilidade de se encontrar um doador, dentro da região, é de 1:10.000, mas pode chegar até 1:100.000. Existe essa possibilidade, é uma grande loteria, mas loteria essa, que a pessoa só vai saber se ganha se tiver se colocando à disposição”, ressaltou a assistente social.
O banco de doadores do Estado do Pará conta com 120 mil voluntários, e agora, conta também com mais servidores da Justiça do Trabalho da 8ª Região. Gabriela Queiroz, colega de trabalho do servidor Felipe Alves, no CEJUSC, afirma que espera poder ajudar Felipe e outros pacientes nos tratamentos de suas doenças. “É um gesto simples que pode salvar uma vida. Nós estamos vivenciando muito isso no CEJUSC com um colega próximo, que a gente deseja muito que ele consiga se recuperar, não só ele, como todo mundo que passa por essa situação, foi por isso que eu decidi me tornar doadora”, afirmou a servidora.
Já para o servidor José Geraldo Durães, o que mais lhe motiva é o fato de haver uma alta taxa de incompatibilidade. “A compatibilidade, pelo o que o pessoal falou nas palestras, é um para cem mil. Então se todo mundo fizer esse cadastro, a nível nacional e internacional, vai aumentar a possibilidade da gente salvar uma vida e ajudar uma outra pessoa. Quanto mais pessoas se cadastrando nesse banco de dados de medula óssea, maior a possibilidade diante a tanta incompatibilidade”, destacou Durães.
Macapá
Em Macapá a campanha em parceria com o Hemoap ocorreu nos dias 18 e 19 de junho, segunda e terça-feira. Além de magistrados, servidores e público-externo, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES).
Durante os dois dias que a equipe do Hemoap esteve presente no Fórum de Macapá, foram feitos 64 novos cadastros de voluntários, entre eles do servidor João Batista Neto, lotado na Distribuição do Fórum de Macapá. O servidor afirma que já é doador de sangue e que se tornar voluntário para doar medula óssea é ajudar a quem precisa. “Eu já doo sangue no Hemoap há alguns anos. Ano passado não pude doar pela medicação para baixar o colesterol que estava tomando, mas esse ano já posso doar sangue e eu não vejo problema em ajudar as pessoas me cadastrando para doar medula também. Além disso, o Hemoap vir até aqui, ajuda na dificuldade que nós temos de ir até o centro, nos ajuda a ter esse acesso fácil ao exames necessários para se cadastrar e ser voluntário. Valeu a pena o empenho do TRT8 em trazer a equipe do Hemopa, e evita até de deixarmos o nosso trabalho” ressaltou o servidor.
Com a campanha realizada nas duas cidades, o TRT8 conseguiu 197 novos voluntários para a doação de medula óssea, além de 30 atualizações cadastrais. Caso você ainda não tenha participado da campanha e também queira se tornar um voluntário, procure o hemocentro mais próximo da sua cidade e peça as informações necessárias.