Assim o TRT8 celebrou o Dia Internacional da Mulher
Na quarta-feira (07) o TRT8 em parceria com a Anajustra realizou, no Salão Nobre do TRT8, o evento “Março Mulher”, voltado para as associadas e servidoras do TRT8 que puderam participar de diversos serviços disponíveis como: maquiagem, design de sobrancelhas, massagem dos pés, quick massage, exame de bioimpedância, além do coffee break que ocorreu durante todo o dia. Em 2018, Belém foi a primeira cidade a receber a ação que passará por outras cidades do país.
A representante da Anajustra, Gelice Prado se disse contente com a recepção que houve dentro do TRT da 8ª Região. “Estamos muito felizes, não esperávamos que já no início viessem tantas mulheres. Essa é mais uma prova que Belém sempre está aberta para as ações da Anajustra e sempre faz que nossos eventos sejam um sucesso”, afirmou.
A servidora da 4ª VT de Belém, Karoline Pessoa Teodoro, que esteve presente no evento destacou que ações que celebram o dia da mulher elevam a auto-estima e lembram o quanto as mulheres são importantes para a sociedade. “Achei o evento maravilhoso, bem organizado e é um estímulo ao dia da mulher. Nós nos sentimos mais valorizadas e mais amadas, apesar de todas as dificuldades diárias”, pontuou a servidora.
Já no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na Sede do TRT8, balões em formato de coração com mensagens sobre o Dia Internacional da Mulher recepcionavam as mulheres que chegavam ao tribunal. Além de divulgar maneiras de denunciar a violência contra a mulher, a campanha em homenagem às mulheres elaborada pelo SINDJUF-PA/AP deixou claro a mensagem "Queremos Flores sim, mas, com Respeito!".
Em clima de comemoração, diversos setores do TRT8 resolveram fazer as suas homenagens às mulheres.
A Secretaria Administrativa realizou um café da manhã especial, com entrega de flores para as servidoras de todas as suas coordenadorias, além da leitura de um acróstico em homenagem à elas. Foi um momento de confraternização organizado pelos colegas de trabalho que entendem a importância de se valorizar a força feminina.
Regina Uchôa, diretora da SEADM falou do sentimento de gratidão pelo reconhecimento que os colegas tiveram na data. “Cada dia mais precisamos correr para dar conta de tudo e sempre tem mais exigências. Ser mãe, ser mulher e trabalhadora é um desafio. Ver esse lado reconhecido pelos nossos colegas, que trabalhamos em equipe, é muito gratificante ver o quanto eles se preocupam também”, finalizou.
A servidora Lícia Ramos de Castro ressaltou que toda a programação foi surpresa, o que deixou a homenagem ainda mais especial. “Os rapazes fizeram tudo escondido e a gente quer agradecer a iniciativa, é muito bom e muito importante, nós nos sentimos acarinhadas com esse tipo de gesto. O dia da mulher são todos os dias, mas um dia só nosso, especial e marcado na folhinha com café da manhã e rosas, nos faz sentir muito especiais.
O mercado de tecnologia ainda é um setor dominado pelos homens, por isso na Secretaria de Tecnologia da Informação a comemoração teve um peso especial. No TRT8, composta por 81 servidores, possui em seu quadro funcional 5 servidoras. Dentre elas, duas são coordenadoras de área, que nas palavras do servidor da SETIN Thiago Gilla "são poucas, mas fazem a diferença".
Vivemos uma época em que não é tão difícil encontrar exemplos de mulheres em altos cargos de grandes empresas relacionadas à tecnologia, mas vale lembrar que apesar de serem encontradas em número reduzido nesta área, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia como exemplo Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina; Grace Hopper foi a criadora daquele que é considerado o primeiro software de computador; e irmã Mary Kenneth Keller foi a primeira norte-americana a conseguir um PhD em Ciência da Computação e participou da criação da linguagem BASIC.
Na 10ª VT de Belém as mulheres foram surpreendidas pela ação dos colegas de trabalho. Motivados pela celebração do Dia Internacional da mulher, os servidores ofereceram flores e café da manhã e as mulheres aproveitam a oportunidade para agradecer a gentileza.
Na 11ª VT de Belém a programação especial foi voltada tanto para servidores quanto para o jurisdicionado. As mulheres presentes no Tribunal para participar de audiências na 11ª VT eram recebidas com músicas e mensagens especiais. A diretora da Vara, Lúcia Regina, afirmou que o objetivo maior é o respeito “Nós pretendemos lembrar que não é o dia da servidora, é dia da mulher. Seja terceirizada ou que venha para a audiência. Além da música elabboramos uma mensagem especial para que a mulher perceba seu valor."
Na 1ª VT de Abaetatuba a servidora Jamilly Acatauassú compartilhou a alegria da comemoração. "Chegamos e haviam pequenas rosas com um chocolate nas mesas das servidoras. Foi uma ótima surpresa, em seguida nos foi oferecido um coffee break delicioso. O magistrado Otávio Ferreira nos dirigiu algumas palavras e solicitou ao servidor Danilo Duarte, secretário de audiência, a declamação de um poema em homenagem às mulheres"
E assim diversas unidades comemoraram o Dia Internacional da Mulher. Além das tradicionais comemorações, O TRT8 realizou uma campanha em suas redes sociais que trouxe algumas palavras que são utilizadas nesse momento em que se discute a garantia de direitos, mas que ainda são pouco compreendidas, para facilitar o entendimento do que está sendo dito e pelo que se está batalhando, como por exemplo as palavras sororidade e feminicídio.
Sabemos que mais do que flores as mulheres merecem respeito e igualdade. É comprovado que as mulheres ainda recebem menos que seus companheiros homens que desempenham a mesma função. A busca por igualdade é uma luta diária, por isso o dia 8 de março merece ser celebrado, para homenagear todas as mulheres que enfrentam de cabeça erguida as dificuldades de um mundo desigual.
Envie a foto da sua unidade para a ascom@trt8.jus.br
Veja as fotos das celebrações.
Referência: Canal Tech