Banco de Talentos do TRT-8 fortalece diversidade e representatividade

Ferramenta estratégica mapeia competências e promove inclusão na gestão interna do Tribunal
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores branco, laranja e azul. Centralizado, o texto: Banco de Talentos TRT-8 sua carreira em f
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores branco, laranja e azul. Centralizado, o texto: Banco de Talentos TRT-8 sua carreira em foco.

O Banco de Talentos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) é uma ferramenta estratégica voltada à valorização da diversidade e ao fortalecimento da representatividade institucional. A iniciativa permite identificar profissionais com diferentes formações, perfis e experiências, dando visibilidade às competências de servidores e servidoras e incentivando a participação de todos na gestão interna.

A ferramenta já se mostrou uma importante aliada na promoção da diversidade. Foi utilizada, por exemplo, como instrumento para impulsionar carreiras femininas e fomentar a igualdade de oportunidades por meio do projeto “Por Mais Mulheres na Justiça”, que teve como objetivo ampliar a presença de mulheres e promover sua ascensão a cargos de liderança no TRT-8.

A desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão, gestora do Comitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, destaca como o Banco de Talentos contribui para a inclusão: “A contribuição do Banco de Talentos é justamente mapear as diferentes habilidades e trajetórias, permitindo que essas capacidades sejam reconhecidas e aproveitadas em projetos, capacitações ou funções específicas, de acordo com as necessidades. Muitas vezes, os servidores têm experiências que podem ser muito relevantes em outras áreas, permitindo atuar em temas de sua preferência.”

Sobre os desafios que a ferramenta pode ajudar a enfrentar, a desembargadora ressalta: “Acredito que o Banco pode contribuir para reduzir desigualdades e ampliar a representatividade em diferentes espaços do Tribunal, ao incentivar a participação de todas as pessoas, de forma inclusiva e democrática. É uma iniciativa que favorece a adoção de políticas afirmativas e critérios objetivos de seleção interna, como aumentar a paridade de gênero e dar oportunidades a mulheres e pessoas negras em cargos de liderança.”

Na prática, o Banco de Talentos permite distribuir oportunidades de forma mais justa e inclusiva. É um recurso importante para dar mais transparência às seleções internas, reconhecer competências e orientar decisões tanto no recrutamento de funções quanto na oferta de cursos e capacitações.

A expectativa é que a ferramenta seja incorporada ao dia a dia da gestão, especialmente para apoiar escolhas mais diversas e equilibradas em cargos de liderança. Além disso, abre espaço para identificar servidores(as) interessados(as), incentivar o desenvolvimento profissional e contribuir para que o Tribunal se torne cada vez mais representativo.

Para a gestora do Comitê, a adesão dos servidores é essencial:“Participar é uma oportunidade de compartilhar experiências e acreditar nas chances reais de impulsionar a carreira ou atuar em áreas de maior interesse e compatibilidade com o perfil. O TRT-8 tem investido na valorização da diversidade e são muitas as oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento. Por isso, incentivo que todos se inscrevam e mostrem suas habilidades, fortalecendo ao mesmo tempo a instituição e o desenvolvimento pessoal.”

Com o Banco de Talentos, o TRT-8 reafirma o compromisso com a valorização do seu público interno e com a construção de um ambiente institucional mais plural, transparente e democrático, no qual diferentes vozes e competências possam contribuir para fortalecer a Justiça do Trabalho.

Serviço

Banco de Talentos TRT-8

Preencha seu perfil na ferramenta