CSJT lança Manual de Normalização de Publicações Institucionais

Documento estabelece diretrizes para padronizar e valorizar a comunicação da Justiça do Trabalho
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores cinza e azul. No lado direito, o texto: Lançamento Manual de normalização de publicações
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores cinza e azul. No lado direito, o texto: Lançamento Manual de normalização de publicações institucionais da Justiça do Trabalho. No lado direito uma imagem do manual.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) lançou oficialmente o Manual de Normalização de Publicações Institucionais, elaborado pela Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho (Rebijutra) e apresentado pelo Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT).

O manual tem como objetivo uniformizar e aprimorar a qualidade das publicações institucionais produzidas por órgãos como o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o próprio CSJT, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e as Escolas Judiciais. A obra estabelece diretrizes claras para formatação, uso de citações e elementos gráficos, promovendo consistência na comunicação institucional.

Com a adoção do novo manual, todas as publicações — físicas ou digitais — deverão ser integradas aos acervos das áreas de memória dos tribunais e disponibilizadas de forma acessível à sociedade, reforçando o papel público da Justiça do Trabalho na preservação e disseminação do conhecimento.

Durante a apresentação do documento, a Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Presidente da Comissão de Documentação e Memória do TST e Coordenadora do CGMNac-JT, destacou a importância da iniciativa:

“Que esta obra se torne referência para todos os que se dedicam à nobre missão de editar e publicar conteúdos institucionais, contribuindo para consolidar práticas de organização, fortalecer a preservação documental e assegurar a perenidade da memória da Justiça do Trabalho.”

 Matéria: Allam William Serrão, jornalista Secom TRT-8