TRT-8 participa da Semana Nacional da Execução Trabalhista

Cerimônia de abertura oficial foi presidida pela vice-presidente do TRT-8, desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho
Fotografia que reúne seis pessoas lado a lado, entre homens e mulheres
#ParaTodosVerem: Fotografia que reúne seis pessoas lado a lado, entre homens e mulheres

Com objetivo de fazer a justiça acontecer e executar os processos trabalhistas iniciou, na última segunda, 15, em todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil, a 15ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, com o tema: “15 anos de transformação: a Justiça que faz acontecer.”

Em Belém, no Fórum Trabalhista do Trabalho, a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho, fez a abertura oficial e destacou a importância da execução do processo trabalhista. “O processo é uma sucessão de atos e tem seu ápice na execução. A execução é um momento em nós utilizamos todos nossos meios para que o processo seja efetivado, com a entrega ao devido credor. Nosso lema neste momento é 15 anos de transformação, a Justiça que faz acontecer, ou seja, todas as Varas do Trabalho estão voltadas para a efetividade da execução para que se busque, ou através de uma conciliação, ou na tentativa de encontrar bens para que o processo tenha seu fim”, explica a desembargadora. 

A desembargadora do TRT-8, Francisca Oliveira Formigosa, comenta sobre o número em todo o país na fase de execução. “Nós esperamos ter êxito essa semana. Apesar de todos os esforços, a Justiça do Trabalho em todo Brasil tem em média cinco milhões de processos na fase de execução. Iremos trabalhar muito durante essa semana para garantir a efetividade ao jurisdicionado”. 

O coordenador do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos de Belém (Cejusc), juiz do Trabalho, Francisco Monteiro Júnior, afirma que o Cejusc Belém sempre estará de portas abertas para conciliar e executar processos trabalhistas. “O Cejusc continua à disposição o ano inteiro para buscar a efetividade do jurisdicionado de forma que a gente consiga dialogar, empoderar essas partes, ainda que nessa fase de execução, atinja o pagamento efetivo do crédito, é o que entrega verdadeiramente a justiça.”

O presidente da ATEP, Associação da Advocacia Trabalhista do Pará, Renato Coutinho, esteve presente na cerimônia de abertura e parabenizou o TRT-8 como um dos melhores tribunais do Brasil com uma efetividade de prestação jurisdicional. 

As 56 Varas do Trabalho do Pará e Amapá e os três Cejusc do TRT-8 participam da Semana Nacional da Execução Trabalhista que segue até o dia 19 de setembro. 

Participaram da cerimônia de abertura, magistrados (as), servidores (as), advogados (as) e público em geral.

Confira aqui as fotos da abertura da Semana Nacional da Execução Trabalhista no TRT-8.