TRT-8 celebra o Dia Mundial de Proteção da Floresta

Uma ação pedagógica ambiental marcou a programação na sede do Tribunal.
Fotografia em ambiente externo que reúne dezenas de pessoas entre homens, mulheres, crianças, jovens e adultos
#ParaTodosVerem: Fotografia em ambiente externo que reúne dezenas de pessoas entre homens, mulheres, crianças, jovens e adultos

Cerca de 22 alunos da Escola Estadual do Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro participaram da programação ambiental organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) na última terça-feira, 29, quando foi celebrado o Dia Mundial da Proteção da Floresta.

 

A presidente desembargadora do TRT-8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, conduziu a cerimônia e disse estar muito feliz com a presença de todos os alunos e alunas, servidores (as) e magistrados (as). “Agradeço a presença de todos, da diretora Rosemary, do professor Ricardo, pelo trabalho realizado de responsabilidade ambiental que realizam na escola. Proteger ecossistemas é proteger a nossa própria existência”. 

 

A diretora da Escola Waldemar Ribeiro, Rosemary Castro, destaca que os alunos são bem comprometidos com a educação ambiental. “Eles têm uma disciplina que trabalha com educação ambiental. Eles estão bem comprometidos, dentre a turma tem o Arthur, é uma criança que planta em casa e leva muda para os colegas plantarem na casa deles também. Ele tem vontade de colocar na Praça Brasil mudas de planta. E assim, o trabalho dele de formiguinha é de motivação a proteção do meio ambiente e como este ano de COP30 nós estamos muito envolvidos nessa temática, tudo dentro da escola se volta a questão da educação ambiental e eu espero que continue, a gente precisa realmente está a frente tomando atitudes e realizando ações que possam preservar o meio ambiente”, observa a diretora. 

Ricardo Reis Gama, professor de Educação Ambiental comenta que a ação realizada pelo TRT-8 foi exemplar pelo momento que estamos vivendo na capital paraense. “Eu sempre falo pra eles que essa conscientização ambiental, principalmente Belém que está fazendo esse ano, a COP30, eu acho maravilhoso . Porque esse ato simbólico, significa que no futuro eles têm que preservar a natureza, o futuro deles, o futuro do planeta está na mão deles, o futuro é a plantação, é a floresta, é o rio, são os lagos, são os oceanos e a gente tem que lutar contra a poluição, hoje em dia a poluição está em todo o canto da nossa cidade, todo mundo tem que fazer a sua parte e eles têm que ficar mais conscientizados ainda, porque a nossa geração está deixando uma responsabilidade muito grande para eles”, pontua. 

Ao final, autoridades e alunos fizeram o plantio das três mudas na área do Memorial das Vítimas da Covid, no prédio-sede do TRT-8.