Novo desembargador é empossado no TRT da 8ª Região

Após 30 anos de dedicação à Justiça do Trabalho, João Carlos de Oliveira Martins assume o cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). A cerimônia de posse do novo desembargador aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, na antessala da presidência do TRT-8, sob a condução da presidente, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida.
O novo desembargador foi nomeado por decreto da Presidência da República, datado de 14 de julho e publicado no Diário Oficial da União no dia 15. A nomeação se deu pelo critério de antiguidade, para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador José Edílsimo Eliziário Bentes.
O novo desembargador João Carlos de Oliveira Martins ingressou no TRT-8 em 1º de dezembro de 1994 como juiz auxiliar. Durante um ano e seis meses, atuou em diversas varas da capital Belém e em outros municípios do Estado, assumindo inclusive titularidades. Em setembro de 1996, foi promovido para a Junta de Conciliação e Julgamento de Óbidos, onde permaneceu até agosto de 1998. Posteriormente, foi designado para a 2ª Vara do Trabalho em Marabá, onde atuou até dezembro de 2002. Em 2003, exerceu a função na Vara de Castanhal. Já em março de 2004, assumiu a 6ª Vara do Trabalho de Belém, onde permaneceu por 21 anos, até tomar posse no novo cargo.
“As minhas expectativas são as melhores. Tenho certeza de que será um novo aprendizado. Ao longo de 30 anos atuei sozinho na função de juiz. Então, não é fácil você mudar e passar a atuar em um colegiado, onde é necessário ouvir os argumentos, contrários ou favoráveis a uma tese em julgamento. Tudo isso será um aprendizado para mim e espero contar com apoio dos colegas e com ajuda de Deus para contribuir para que o TRT-8 continue sendo um Tribunal de referência em todo o país”, ressaltou o novo desembargador.
Durante a cerimônia de posse, a desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida destacou que a carreira do magistrado sempre foi marcada por dedicação, competência e respeito à Justiça do Trabalho. “Vossa Excelência sempre atuou com equilíbrio, ética e compromisso com os direitos dos trabalhadores. Ao assumir esse novo desafio, temos certeza de que continuará contribuindo de forma significativa para o aprimoramento da Justiça. Desejamos ao desembargador Carlos sucesso nessa nova etapa, reafirmando nossa confiança na sua capacidade de fortalecer ainda mais nosso Tribunal na promoção da justiça social, que é o nosso equilíbrio e a nossa força”, enfatizou.
Após a assinatura do termo de posse, o desembargador recebeu das mãos da presidente o pin institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. O distintivo é utilizado pelos magistrados do TRT-8 e carrega os símbolos que representam os Estados do Pará e do Amapá.
Além dos servidores e magistrados, estiveram presentes na cerimônia os desembargadores Francisco Sergio Silva Rocha, Marcus Augusto Losada Maia, Maria Valquíria Norah Coelho, Paulo Isan Coimbra da Silva Júnior, Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, Antonio Odemar Coelho dos Santos, Selma Lúcia Lopes Leão e Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior.
Confira aqui as fotos.