Agentes do TRT-8 recebem treinamento estratégico para atuação na COP30

Com o mundo de olhos voltados para a Amazônia e para a capital paraense, que sediará a COP30 em novembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou, entre os dias 23 e 26 de junho, o curso de Segurança de Autoridades com foco na COP30. A capacitação foi ministrada por Policiais Judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de preparar os agentes para atuar na proteção de ministros do STF, do TST e de outras autoridades que participarão do evento internacional.
O treinamento contou com a expertise dos instrutores Levi Alves (STF), Marco Mesquita (STF) e Roselaine Gomes (CNJ), todos com formação especializada em Segurança Pública e Inteligência Policial. Durante os quatro dias de curso, os participantes participaram de conteúdos teóricos e práticos, com foco em técnicas de escolta e proteção em cenários reais, como: Deslocamentos, embarques e desembarques em aeroportos, hospedagens e eventos. Além de práticas de segurança preventiva, varreduras e atuação das equipes precursoras.
Para o instrutor Marco Antonio de Mesquita Júnior, a capacitação é fundamental para garantir uma atuação segura e estrategicamente planejada. “Precisamos pensar que vamos exercer simultaneamente os papéis de segurança e de inteligência. Por isso, o planejamento é essencial”, destacou.
O curso, que integra o cronograma anual de reciclagem dos profissionais da área, foi dividido em duas turmas: Alfa e Bravo. A proposta é reforçar a atuação eficiente e integrada dos agentes durante a COP30, priorizando a proteção de autoridades em eventos oficiais.
O agente da Polícia Judicial, Carlos Gouveia, também ressaltou a importância da formação contínua. “Esse curso é excelente. Ele reforça o que aprendemos no primeiro módulo. A simulação prática é algo que já fazemos no dia a dia, mas o treinamento permite consolidar e massificar nosso aprendizado”, afirmou.
No encerramento da capacitação, foram entregues certificados de reconhecimento às equipes e aos destaques individuais do curso. As equipes “Ministro Fachin – Turma Bravo” e “Ministro Fachin – Turma Alfa” foram homenageadas pelo desempenho. Também foram reconhecidos os policiais Carlos Sabat e Ricardo Dias Machado, que se destacaram pelo empenho e experiência ao longo da formação.