Semana Nacional da Conciliação Trabalhista inicia nesta segunda-feira, 26.

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista inicia a partir desta segunda-feira, 26, e segue até sexta-feira, 30. Essa é uma oportunidade de solucionar qualquer questão trabalhista, por meio de um acordo de conciliação, resolvendo um processo que pode durar, em média 2 anos, no mesmo dia. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP (TRT-8) é um dos 24 tribunais do Brasil, participante do evento, que neste ano tem como tema “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”.
Esta é a 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação do Trabalho, que é promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e busca reforçar a conciliação, além de garantir uma solução mais rápida do processo, reduzindo custos materiais e imateriais, e evitando maiores desgastes, inclusive, emocionais, que um prolongamento da ação judicial pode causar.
O objetivo é solucionar o maior número de acordos consensuais entre empregadores e trabalhadores, sem a necessidade de uma decisão judicial, preservando tempo, recursos e relações por meio de um mutirão que envolve magistrados (as), servidores (as), advogados (as) e as partes.
As 56 Varas do Trabalho do TRT8, nos estados do Pará e Amapá, vão participar da ação.
O juiz do Trabalho do TRT-8 e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Belém, Francisco Monteiro Júnior, fala das expectativas para a campanha. “A nossa previsão é de que haja uma participação efetiva de advogados, das empresas, de partes e das próprias varas do tribunal, sobretudo porque estamos falando de um movimento nacional, em que a justiça do trabalho desenvolve, não só uma perspectiva maior para receber essas partes, advogados e empresas, com o objetivo de chegarmos a uma conciliação, mas também dimensiona o nosso trabalho de maneira que a gente passa a maior parte do tempo aqui com essa finalidade que é conciliar”, pontua.
O juiz substituto do TRT-8 e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Autocompositivos (CEJUSC) de Macapá, José Eduardo de Andrade Filho, enfatiza que a programação para a Semana da Conciliação é dobrar a pauta de acordos. “Pedimos para que todas as varas enviem o dobro da quantidade usual de processos. Entramos em contato com os magistrados reforçando a importância de todos estarem engajados para que a gente possa dar celeridade na resolução de processos nesta semana da conciliação”, complementa.
Como participar da Semana da Conciliação?
Se você possui algum processo trabalhista na Justiça do Trabalho, busque seu advogado (a) ou entre em contato com a Vara do Trabalho onde a ação está tramitando e solicite com antecedência a inclusão do processo na pauta da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.
Serviço: Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025
Data: De 26 a 30 de maio de 2025.
Local: Nas varas do trabalho de Belém e Macapá
Contato: 4008- 7049/ 7028 SECOM TRT8