TRT-8 avalia parceria com o projeto Empodera+ da SEIRDH

A Secretaria oferecerá capacitação profissional ao público LGBT+ nos mesmos moldes do projeto Diversidade e Empregabilidade do TRT-8.
Foto da presidente do TRT-8 em reunião com representantes da SEIRDH.
#paratodosverem Foto da presidente do TRT-8 em reunião com representantes da SEIRDH.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, recebeu no prédio-sede, em Belém, a visita de Edilza Fontes, titular da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH). As duas instituições pretendem dar início a uma parceria para diversas ações voltadas ao público LGBT+, em especial no que concerne à empregabilidade.

A equipe que visitou o TRT-8 foi composta ainda pela gerente de Diversidade Sexual e Gênero da SEIRDH, Bárbara Caroline, e a articuladora do Programa Empodera+, Ariel Carvalho. Ambas falaram sobre o recente programa, que pretende oferecer formação profissional ao público LGBT+ na capital paraense, incluindo uma bolsa de apoio educacional e orientação técnica para colaborar com suas chances de empregabilidade.

De acordo com Bárbara Caroline, o Empodera+ já conta com a parceria de outras instituições ligadas ao trabalho no Pará. O projeto piloto será realizado em três estados - Pará, Ceará, Maranhão e Espírito Santo -, além do Distrito Federal, por iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+).

A desembargadora Selma Lúcia Lopes Leão, coordenadora do Comitê Gestor Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-8, ofereceu o apoio também do TRT-8, que já conta com a expertise do Programa Diversidade e Empregabilidade, o qual formou duas turmas, nas áreas de Gastronomia e Assistente Administrativo, com bolsa de estudos, em parceria com a Unama, Defensoria Pública, MPT e Fidesa.

“Esta parceria é muito importante para todos nós. É uma conquista para a população LGBTQIA+. A SEIRDH, por meio da pasta de Diversidade Sexual e Gênero, atua fortemente na construção de projetos para esta parcela da população. A parceria com o TRT-8, oficializada no acordo de cooperação técnica, será uma forma de ampliar essa visibilidade para a população LGBTQIA+ empreendedora do estado”, comentou a secretária de Estado, Edilza Fontes. Ela também fez um convite para que o TRT-8 leve representantes para um painel sobre Direito do Trabalho e Empregabilidade durante a 5ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, nos dias 27 e 28 de junho, na Unama.

A presidente Sulamir Monassa também sugeriu a parceria em eventos promovidos pelo TRT-8 por meio de seu Memorial. Ela citou o concurso anual de fotografia, que pode passar a ser divulgado para o público atendido pela SEIRDH; assim como a feira de produtos autorais, realizada durante a Primavera dos Museus, poderá incluir empreendedores atendidos pela Secretaria; e ainda, revelou que o Tribunal estuda os meios para passar a incluir em seus editais de estágio de nível superior cota específica para o público LGBT+, visando contribuir também com sua formação e empregabilidade.

Confira mais fotos no Flickr do TRT-8.