Magistrados do TRT8 observam aplicação do Exame Nacional da Magistratura 

Escola Judicial do TRT-8 esteve presente na terceira edição do Exame Nacional da Magistratura
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente aberto, na foto está presente os magistrados presentes no ENAM de Macapá e Belé
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente aberto, na foto está presente os magistrados presentes no ENAM de Macapá e Belém.

No último domingo, 18 de maio de 2025, a terceira edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) mobilizou candidatos em todo o país. A Escola Judicial do TRT da 8ª Região (Ejud-8) marcou presença, indicando os magistrados Fernando de Jesus de Castro Lobato Junior e Jader Rabelo de Souza como observadores .

Atendendo à solicitação da Enamat, o juiz Fernando Lobato acompanhou a aplicação em Belém (PA), e o juiz Jader Rabelo, em Macapá (AP). Eles integraram o grupo de trabalho formado por representantes das magistraturas federal, estadual e do trabalho, atuando como observadores para garantir a adequada condução do exame. Ambos representaram a Enfam na fiscalização do ENAM, que visa selecionar bacharéis em Direito com vocação para a magistratura e promover um Judiciário mais representativo.

O juiz Fernando Lobato Júnior relatou a tranquilidade da aplicação em Belém: "A realização do terceiro Exame Nacional da Magistratura transcorreu da maneira melhor possível, sem nenhuma intercorrência. É uma experiência muito gratificante representar o tribunal e a escola judicial nessa observação."

O juiz Jader Rabelo de Souza enfatizou a relevância do exame: "Participar dessa experiência foi extremamente gratificante, considerando a importância do certame para a seleção criteriosa dos futuros integrantes da Magistratura nacional. Todos os procedimentos transcorreram na mais absoluta tranquilidade."

O ENAM, que nesta edição contou com um número significativo de candidatos autodeclarados negros, indígenas e com deficiência, reflete o objetivo de um Judiciário mais diverso.

Saiba mais sobre o ENAM em : https://www.enfam.jus.br/enam/

Texto: Ejud-8