TRT-8 participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Anualmente, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promove a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP é um 24 tribunais que aderem ao evento, que neste ano tem o tema “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”.
Esta é a 9ª edição do evento e busca reforçar que a conciliação, além de garantir uma solução mais rápida do processo, reduzindo custos materiais e imateriais, e evitando maiores desgastes, inclusive emocionais, que um prolongamento da ação judicial pode causar.
O objetivo é solucionar o maior número de acordos consensuais entre empregadores e trabalhadores, sem a necessidade de uma decisão judicial, preservando tempo, recursos e relações por meio de um mutirão que envolve magistrados (as), servidores (as), advogados (as) e as partes.
O TRT-8 tem 56 Varas do Trabalho nos estados do Pará e Amapá.
O juiz do Trabalho do TRT-8 e coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Belém, Francisco Monteiro Júnior, fala das expectativas para a campanha. “A nossa previsão é de que haja uma participação efetiva de advogados, das empresas, de partes e das próprias varas do tribunal, sobretudo porque estamos falando de um movimento nacional, em que a justiça do trabalho desenvolve, não só uma perspectiva maior para receber essas partes, advogados e empresas com o objetivo de chegarmos a uma conciliação, mas também dimensiona o nosso trabalho de maneira que a gente passa a maior parte do tempo aqui com essa finalidade que é conciliar”, pontua.
Como participar da Semana da Conciliação?
Se você possui algum processo trabalhista na Justiça do Trabalho, busque seu advogado (a) ou entre em contato com a Vara do Trabalho onde a ação está tramitando e solicite com antecedência a inclusão do processo na pauta da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.
Serviço: Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025
Data: De 26 a 30 de maio de 2025.