TRT-8 promove roda de conversa sobre os aspectos psicológicos do maternar

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoveu na última segunda-feira, 12 de maio, a roda de conversa sobre "Aspectos Psicológicos do Maternar", voltada para servidoras que vivenciam ou estão prestes a vivenciar a experiência da maternidade.
A iniciativa proporcionou um espaço de acolhimento, escuta ativa e troca de vivências entre mães, favorecendo reflexões sobre os desafios emocionais da maternidade, o cuidado com a saúde mental e o fortalecimento da autoeficácia.
O encontro foi mediado pela psicóloga do TRT-8, Luana Rios, que destacou a importância de reconhecer as pequenas conquistas do dia a dia.
“A gente precisa alimentar o nosso senso de autoeficácia diariamente, valorizando cada vitória, por menor que pareça. Muitas vezes, não reconhecemos nossas conquistas, e celebrar esses momentos fortalece a nossa saúde emocional”, afirmou.
Entre as participantes, Jéssica Moutinho Faria Alcolumbre Pinto, da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT-8, atualmente grávida de sua primeira filha, ressaltou a importância da ação nesse momento especial de sua vida.
“É uma iniciativa valiosa, porque a maternidade vem cercada de cobranças, dúvidas e, muitas vezes, pode ser uma jornada solitária. Ter esse tempo de qualidade para conversar com outras mães, compartilhar experiências e ouvir uma profissional da psicologia nos ajuda a entender que é possível tornar essa caminhada mais leve. Principalmente no aspecto psicológico, marcado por pressões internas e externas, esse tipo de encontro nos oferece acolhimento e orientação", destacou.
A roda de conversa foi uma iniciativa da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), voltada à promoção do bem-estar no ambiente de trabalho, com foco na escuta sensível e no apoio à saúde mental de suas servidoras.